Dólar sobe e encosta em R$3,20 acompanhando avanço no exterior

Reuters

Publicado 27.09.2017 17:14

Dólar sobe e encosta em R$3,20 acompanhando avanço no exterior

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subiu durante toda a sessão e chegou a tocar no patamar de 3,20 reais nesta quarta-feira, em sintonia com o comportamento da moeda no exterior após a chair do Federal Reserve ter reforçado as apostas de alta de juros nos Estados Unidos e diante do otimismo com a reforma fiscal do presidente Donald Trump.

O dólar avançou 0,84 por cento, a 3,1931 reais na venda, maior nível desde os 3,2020 reais de 14 de agosto.

Na máxima da sessão, a moeda foi a 3,2017 reais. O dólar futuro tinha valorização de cerca de 0,80 por cento.

"A alta é um mix, com efeito prolongado da Yellen e também com expectativa pelo anúncio de Trump sobre impostos", explicou o diretor de operações da corretora Mirae, Pablo Spyer.

Na véspera, a chair do Federal Reserve, Janet Yellen, afirmou que o banco central norte-americano precisa continuar com altas graduais dos juros, mesmo com a inflação fraca.

Além disso, o mercado trabalhou o dia todo à espera do anúncio, pelo presidente Donald Trump, da proposta sobre o sistema tributário, que inclui redução de impostos para empresas e para os mais ricos. Os detalhes começaram a ser apresentados nos minutos finais do pregão.

"O plano pode dar impulso à economia norte-americana e isso anima o dólar", acrescentou Spyer.

No exterior, o dólar operava com alta firme ante uma cesta de moedas, com o euro tendo atingido a mínima em cerca de um mês.