Dólar cai e vai abaixo de R$3,10 com BC voltando a atuar no mercado e exterior

Reuters

Publicado 16.05.2017 12:06

Dólar cai e vai abaixo de R$3,10 com BC voltando a atuar no mercado e exterior

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar mantinha a trajetória de baixa das últimas cinco sessões e operava abaixo de 3,10 reais nesta terça-feira, após o Banco Central voltar a atuar no mercado cambial e com o cenário externo.

Às 12:03, o dólar recuava 0,31 por cento, a 3,0963 reais na venda, depois acumular queda de 2,81 por cento nas cinco sessões anteriores. Na mínima do dia, a moeda norte-americana foi a 3,0881 reais. O dólar futuro tinha baixa de 0,53 por cento.

"O BC abre espaço para o dólar cair mais e, com isso, também o caminho para cortar mais os juros. O estrangeiro se anima e traz dinheiro para o país", afirmou o operador da corretora Mirae Olavo Souza.

O BC vendeu integralmente a oferta de até 8 mil swaps cambiais para esta sessão, restando ainda para rolar 4,035 bilhões de dólares do vencimento de junho. Se mantiver essa oferta, o BC rolará integralmente o total.

O dólar mais barato reduz a pressão sobre a inflação e favorece o trabalho de política monetária do BC, com reduções da Selic. Com a percepção de juros menores no futuro, os investidores se antecipam e trazem recursos para aproveitar a taxa mais elevada agora. A Selic está em 11,25 por cento ao ano.

O recuo da moeda norte-americana, no entanto, era contido porque atraía compradores no patamar de 3,09 reais.

"Uma justificativa para o dólar cair abaixo desse nível seria o governo aprovar a (reforma da) Previdência ainda este mês, e parece que ele está trabalhando bem e pode conseguir fazer isso", comentou o diretor da Correparti Corretora, Jefferson Rugik.

A reforma da Previdência é considerada essencial para colocar as contas públicas em ordem.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que deve anunciar nesta semana a data para a votação da reforma em plenário da Casa.

Já o presidente Michel Temer, disse na véspera que talvez seja possível votar a reforma na última semana deste mês.

O recuo do dólar ante o real também era influenciado pelo desempenho da moeda norte-americana no exterior, onde atingiu nova mínima de 6 meses ante uma cesta de moedas após o dado de início de construções nos Estados Unidos abaixo das expectativas.

O dólar também trabalhava com baixa sobre divisas de emergentes, como o rand sul-africano, pesos chileno e mexicano.

(Edição de Patrícia Duarte)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações