Dólar tem leves oscilações e busca testar patamar de R$3,10

Reuters

Publicado 21.07.2017 11:12

Dólar tem leves oscilações e busca testar patamar de R$3,10

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava com leve queda nesta sexta-feira, buscando testar o patamar de 3,10 reais, com o mercado animado com o governo após ter se mostrado comprometido com o cumprimento da meta fiscal deste ano.

O movimento era limitado, no entanto, por compras por parte de alguns investidores aproveitando o baixo patamar da moeda norte-americana.

Às 10:46, o dólar recuava 0,15 por cento, a 3,1220 reais na venda, depois de ter batido 3,1108 reais na mínima do dia. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,15 por cento.

"O governo agiu para compensar a queda de arrecadação neste ano e atingir a meta (fiscal). O mercado gostou, mas agora é preciso olhar mais para a frente, para 2018 e 2019”, afirmou o operador de câmbio da corretora H.Commcor Cleber Alessie Machado.

Na véspera, o governo elevou as alíquotas de PIS/Cofins dos combustíveis e anunciou contingenciamento adicional no Orçamento para este ano, medidas que somam 16 bilhões de reais para tentar garantir o cumprimento da meta de déficit primário.

O mercado entende que o controle das contas públicas é essencial para colocar a economia brasileira na rota de crescimento mais sustentável e o sinal emitido pelo governo, de maior austeridade, trazia conforto aos investidores.

A perspectiva de ingresso de recursos externos via abertura de capital de algumas empresas também continuava favorecendo a trajetória de baixa do dólar. Depois do Carrefour (PA:CARR), no começo da semana, nesta sexta-feira acontece a precificação da oferta da Biotoscana.