Receios quanto ao Brexit derrubam a libra, iene em alta

Investing.com

Publicado 16.01.2017 14:15

Receios quanto ao Brexit derrubam a libra e iene, que é considerado um ativo seguro, avança

Investing.com - A libra atingiu o menor nível desde a queda abrupta de outubro nesta segunda-feira, com os investidores preocupados com o Brexit, enquanto que o iene, considerado um ativo seguro, ganhou força em meio a incertezas quanto aos planos do presidente eleito, Donald Trump, para impulsionar a economia americana.

O par GBP/USD chegou à mínima de 1,1988, ficando abaixo do nível de 1,20 pela primeira vez desde a queda abrupta de outubro, antes de voltar a marcar 1,2052, apresentando queda de 0,99% no dia.

O par apresentou queda e chegou a 1,1841 no dia 7 de outubro, a menor cotação desde 1985.

A queda na libra veio antes do discurso da primeira-ministra britânica, Theresa May, que acontecerá nesta terça-feira, quando ela deve dar mais detalhes sobre os planos referentes à saída do Reino Unido da União Europeia.

Os investidores temem que May demonstre planos de sacrificar o acesso ao mercado unificado e à união aduaneira, para recuperar o controle sobre a imigração e sobre acordos comerciais bilaterais, no que vem sendo chamado de "Brexit total".

A libra já sofreu grande desvalorização na semana passada, após May afirmar que o Reino Unido não ficará com "resquícios" de associação à UE após o Brexit.

Uma porta-voz da primeira-ministra afirmou na segunda-feira que as notícias de que ela revelará planos para um "Brexit total" são mera "especulação".

A libra ganhou fôlego após o presidente eleito, Donald Trump, afirmar, em uma entrevista para um jornal, que ele concorda com a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia e que ele oferecerá um acordo comercial "justo" ao país.

A libra atingiu a mínima de nove semanas frente ao euro, com o par EUR/GBP atingindo uma máxima intradia de 0,8852 antes de recuar e marcar 0,8794, apresentando avanço de 0,68% no dia.

A moeda britânica também atingiu a mínima de dois meses em relação ao iene, tradicional ativo seguro, com o par GBP/JPY apresentando queda de 1,38%, a 137,55.

Enquanto isso, o dólar atingiu o menor nível desde dezembro frente à moeda japonesa, com os investidores aguardando a posse de Donald Trump na sexta-feira, em meio a incertezas quanto a suas políticas econômicas.

O par USD/JPY chegou à mínima de 113,63, o menor nível desde 8 de dezembro e, ainda hoje, operava a 114,12, registrando queda de 0,37% no dia.

Incertezas quanto aos planos de estímulo fiscal, desregulamentação e corte de impostos da futura administração Trump, assim como a queda da libra, continuaram a dominar a confiança do mercado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O índice dólar americano, que mede a força da recuperação frente a uma carteira ponderada do mercado das seis principais moedas, avançou 0,42%, a 101, 59, impulsionado pelo enfraquecimento do euro. O par EUR/USD registrou queda de 0,43%, operando a 1,0598.

A recuperação do índice dólar veio após ele demonstrar, na semana passada, sua maior queda semanal desde outubro, encolhendo 1% após Trump frustrar os investidores, que esperavam que ele falasse sobre suas políticas econômicas e fiscais em sua primeira coletiva de imprensa formal como presidente eleito dos EUA.

O volume das negociações deve ser fraco nesta segunda, devido ao fechamento dos mercados financeiros com o feriado em homenagem a Martin Luther King.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações