Zimbábue propõe uso de moeda chinesa como divisa de reserva na África

EFE  |  Autor 

Publicado 30.05.2018 08:21

Zimbábue propõe uso de moeda chinesa como divisa de reserva na África

Harare, 30 mai (EFE).- O Banco Central do Zimbábue recomendou que países do sul e do leste da África adotem o iuane como divisa de reserva devido à crescente influência econômica da China no continente, informou nesta quarta-feira o jornal estatal "The Herald".

O governador da entidade, John Mangudya, fez essa recomendação em reunião de chefes de bancos centrais do sul e do leste da África realizada nesta terça-feira em Harare.

"A maior parte dos países representados aqui têm empréstimos ou ajudas da China e faria sentido devolver o dinheiro em renmimbi (como também é chamada a moeda chinesa)", afirmou Mandgudya.

Segundo sua opinião, é "fundamental que os que elaboram as políticas levem em conta o avanço do continente para abraçar o renmimbi chinês, que, como todos sabemos, se transformou no que se pode chamar de 'divisa comum' no comércio com a África".

O Zimbabué, cuja moeda, o dólar zimbabuano, foi atingido por uma hiperinflação que alcançou seu ponto máximo em 2009, aprovou em 2015 a adoção do iuane como divisa de uso local.

No entanto, o dólar foi a moeda estrangeira que acabou se impondo no país africano, embora atualmente o fornecimento desta divisa tenha se reduziu, o que criou problemas para empresas no varejo e fábricas locais que o necessitam para importar mercadorias.

A China é um dos principais parceiros comerciais do Zimbabué e a sua maior fonte de investimento desde 2000, quando os países ocidentais romperam laços com o Governo zimbabuano pelos abusos de direitos humanos atribuídos ao então presidente, Robert Mugabe, que deixou o Governo em novembro por um golpe militar.

O sucessor de Mugabe, Emmerson Mnangagwa, propôs retomar as relações com Ocidente, porém seu Executivo mantém uma estreita cooperação com a China.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações