Dólar em queda acentuada em meio a tensões relacionadas a Trump

Investing.com

Publicado 23.01.2017 11:51

Dólar em queda acentuada em meio a tensões relacionadas a políticas de Trump

Investing.com - O dólar atingiu a mínima de seis semanas frente a uma carteira de outras moedas importantes nesta segunda, no início da primeira semana de mandato do Presidente Donald Trump, em meio a falta de clareza em relação às políticas econômicas adotadas pela nova administração.

O índice dólar americano, que mede a força da moeda frente a uma carteira ponderada das seis principais moedas do mercado, apresentou queda de 0,48%, cotado a 100,28, o nível mais baixo desde 8 de dezembro.

O índice subiu cerca de 3,5% desde que Trump venceu as eleições em novembro, sustentado por expectativas de que suas promessas de corte de tributos e aumento de investimento em infraestrutura fariam a economia americana crescer, levando a inflação e aumento mais rápido das taxas de juros.

Mas o índice recuou 1,9% só neste mês, sendo influencia por receios quanto à falta de detalhes de sua política econômica e quanto ao seu tom protecionista.

Em seu discurso de posse na sexta, Trump afirmou que o seu governo colocará a "América em primeiro lugar" e também prometeu novas estradas, pontes e rodovias.

Mas a confiança do mercado sofreu influência do tom negativo do discurso, que reforçou as incertezas quanto ao tipo de governo que Trump fará.

Os investidores aguardam a primeira reunião de imprensa oficial da administração Trump às 16h30 (horário de Brasília) desta segunda.

O dólar registrou queda acentuada frente ao iene, que é considerado um tradicional ativo seguro, com o par USD/JPY operando a 113,44, em queda de 1,04%, após chegar à mínima, durante a madrugada, de 113,17.

O euro avançou para a máxima de cinco semanas em relação ao dólar, com o par EUR/USD avançando 0,32%, a 1,0736.

A libra também atingiu a máxima de cinco semanas com a desvalorização do dólar. O par GBP/USD avançou 0,64%, operando a 1,2452.

Os investidores também aguardam a decisão da suprema corte do Reino Unido, nesta terça, sobre se o governo precisará ou não da aprovação do parlamento para dar início à saída do Reino Unido da União Europeia ao invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa.

Enquanto isso, o peso mexicano influenciou nos fortes avanços da sexta, após o discurso de posse de Trump não mencionar especificamente o México.

O par USD/MXN recuou 1,11%, a 21,35, após encerrar a sessão da sexta em queda de 1,64%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O peso mexicano sofreu forte desvalorização em meio a receios quanto a potenciais mudanças de política sob a administração Trump.

Nos mercados emergentes, a lira turca continuou sob pressão antes de uma reunião de emergência do banco central, que acontece nesta terça. A moeda sofreu uma desvalorização acentuada desde o início do ano.

O par USD/TRY estaca cotado a 3,7756, registrando alta de 0,19% desde o fechamento do pregão da sexta.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações