Aliados de Merkel na Bavária sofrem revés nas eleições

Reuters  |  Autor 

Publicado 14.10.2018 13:47

Aliados de Merkel na Bavária sofrem revés nas eleições

BERLIM (Reuters) - Os aliados bávaros da chanceler alemã Angela Merkel registraram neste domingo o pior resultado eleitoral desde 1950, perdendo votos para a extrema-direita, em um revés que corre o risco de ampliar as divisões dentro do governo nacional da Alemanha propenso a crises.

A União Social Cristã (CSU (SA:CARD3)) obteve 35,5 por cento dos votos, de acordo com pesquisa de boca de urna divulgada pela emissora ARD, perdendo sua maioria absoluta apenas pela segunda vez desde 1962 - um resultado que certamente trará lutas internas no partido, que já é um parceiro difícil para Merkel em Berlim.

O resultado, que viu o Partido Verde pró-imigração ficar em segundo lugar e a Alternativa para Alemanha (AfD) de extrema direita entrar na assembléia estadual pela primeira vez, significa que a CSU precisará formar uma coalizão - uma humilhação para um partido acostumado a governar sozinho.

O líder da CSU, Horst Seehofer, tem sido um espinho ao lado de Merkel desde a decisão da chanceler de abrir as fronteiras da Alemanha para mais de 1 milhão de migrantes. Gradualmente, Seehofer mudou seu partido para a direita em um esforço fútil para conter a ascensão da AfD.

As divisões entre a União Democrata Cristã (CDU) de Merkel e a CSU - partidos conservadores irmãos - aumentaram ainda mais desde que uma eleição nacional inconclusiva os forçou a uma coalizão em março com os social-democratas de esquerda (SPD).

A eleição bávara é seguida em duas semanas por outro teste para a aliança conservadora de Merkel: sua CDU provavelmente continuará a ser o maior partido, mas perderá votos em uma votação regional no Estado ocidental de Hesse, sede do centro financeiro de Frankfurt.

A CDU realiza seu congresso anual em dezembro, quando Merkel buscará a reeleição como presidente do partido.

Antes do voto bávaro, Merkel pediu a seus aliados da CDU e da CSU que acabassem com seus embates internos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações