Após eleição de presidente da comissão do impeachment, governistas questionam relatoria

Reuters

Publicado 26.04.2016 11:38

Após eleição de presidente da comissão do impeachment, governistas questionam relatoria

BRASÍLIA (Reuters) - A comissão especial do Senado que analisará o impeachment da presidente Dilma Rousseff elegeu nesta terça-feira, por aclamação, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) para presidir o colegiado, mas a escolha do relator foi questionada por senadores governistas.

As senadoras Gleisi Hoffman (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (SA:CGRA3) (PCdoB-AM) contestaram o nome indicado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), argumentando que o advogado Flavio Henrique Costa Pereira, filiado ao mesmo partido, subscreveu o pedido de impeachment.

As questão de ordem das senadoras contra o nome do tucano foram rejeitadas por Lira, mas elas recorreram ao plenário para discutir o mérito do tema.

Logo após ser eleito, Lira fez um pequeno discurso, prometendo isenção e o amplo direito à defesa.

“Teremos compromisso com a legalidade e com o regimento para percorrer esse processo com a isenção e imparcialidade necessárias. Essa comissão não pode falhar em assegurar a plena defesa e o direito ao contraditório”, disse o senador.

A presidente Dilma é acusada de ter cometido crime de responsabilidade com base em atrasos nos repasses de pagamentos a bancos públicos, manobras chamadas de “pedaladas fiscais”, e também em decretos de suplementação de crédito sem autorização do Congresso.

Para a defesa, as pedaladas não constituíram operação de crédito junto a instituições públicas, o que é vedado pela lei, e os decretos serviram apenas para remanejar recursos, sem implicar em alterações nos gastos totais.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello e Leonardo Goy)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações