Erdogan antecipa eleições na Turquia para 24 de junho

Reuters  |  Autor 

Publicado 18.04.2018 13:41

Erdogan antecipa eleições na Turquia para 24 de junho

ANCARA (Reuters) - O presidente turco, Tayyip Erdogan, anunciou nesta quarta-feira que as eleições parlamentares e presidencial da Turquia serão antecipadas para 24 de junho, mais de um ano antes do previsto, alegando que o país precisa urgentemente mudar para um sistema de Presidência executiva.

Antecipar as eleições significa que a votação acontecerá durante um estado de emergência, que está em vigor desde uma tentativa fracassada de golpe de Estado em julho de 2016 e prorrogado por mais três meses pelo Parlamento nesta quarta-feira.

Em 15 anos de governo como primeiro-ministro e depois como presidente, Erdogan transformou um país pobre do leste europeu em um importante mercado em desenvolvimento.

Entretanto, o rápido crescimento econômico da Turquia tem sido acompanhado por um aumento no autoritarismo, à medida que Erdogan acelera uma repressão contra dissidentes desde a tentativa de golpe.

Anteriormente, Erdogan e seus ministros haviam descartado a possibilidade de antecipar as eleições. No ano passado, o presidente venceu um referendo para mudar a Constituição do país e criar uma Presidência executiva que entrará em vigor com a próxima eleição presidencial.