Ex-governador de MG Eduardo Azeredo é condenado a 20 anos de prisão por mensalão tucano

Reuters

Publicado 16.12.2015 22:26

Ex-governador de MG Eduardo Azeredo é condenado a 20 anos de prisão por mensalão tucano

SÃO PAULO (Reuters) - O ex-governador de Minas Gerais, ex-senador e ex-deputado Eduardo Azeredo foi condenado nesta quarta-feira a 20 anos e 10 meses de prisão em regime fechado pelos crimes de lavagem de dinheiro e peculato, sendo o primeiro político do PSDB condenado em um escândalo conhecido como mensalão tucano, quase duas décadas após a prática dos crimes.

Azeredo foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República pelo envolvimento no esquema de desvio de verbas públicas em Minas Gerais para o caixa de campanha à sua reeleição do governo estadual em 1998.

"Os motivos para a prática do crime são inteiramente reprováveis, visando à ocultação dos valores desviados das estatais, para o abastecimento do 'caixa 2' de sua campanha para a reeleição ao cargo de Governador do Estado de Minas Gerais, buscando ludibriar o eleitor com o poderio econômico conquistado com a prática das condutas ilícitas analisadas, em verdade envolvendo dinheiro público", escreveu a juíza Melissa Pinheiro Costa Lage, da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, na sentença.

O esquema é considerado o embrião do mensalão petista, que se caracterizou pela compra de apoio político no Congresso Nacional durante o primeiro mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O empresário Marcos Valério, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão do PT por ter operado o esquema, também é citado no caso do mensalão tucano.

A juíza determinou na sentença que Azeredo cumpra a pena inicialmente em regime fechado e fixou 1.904 dias-multa, sendo o valor do dia-multa equivalente a um salário mínimo vigente ao tempo do fato.

"Ora, acreditar que ele não sabia de nada e foi um simples fantoche seria o mesmo que afirmar que não possuímos líderes políticos, que os candidatos a cargos majoritários são manipulados por seus assessores e coordenadores políticos", afirmou a juíza.

(Por Bruno Marfinati)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações