Líder do PSDB na Câmara, Imbassahy assumirá Secretaria de Governo de Temer, diz fonte

Reuters

Publicado 08.12.2016 14:36

Atualizado 10.12.2016 02:10

Líder do PSDB na Câmara, Imbassahy assumirá Secretaria de Governo de Temer, diz fonte

Por Alonso Soto e Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - O deputado Antonio Imbassahy (BA), líder do PSDB na Câmara, assumirá na próxima semana o comando da Secretaria de Governo do presidente Michel Temer, disse à Reuters nesta quinta-feira uma fonte com conhecimento do assunto.

Imbassahy substituirá o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que pediu demissão do posto no final de novembro em meio a denúncias de que pressionou o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero para que favorecesse seus interesses pessoais ao liberar uma obra em Salvador barrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A chegada ao governo de Imbassahy, nome próximo ao presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), aumenta a participação dos tucanos no governo Temer, movimento que já foi defendido até mesmo pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

"O PSDB está colaborando com o governo e quer participar no coração do poder", disse à Reuters a fonte, que falou sob condição de anonimato.

Atualmente tucanos comandam três ministérios no governo Temer --Relações Exteriores, José Serra; Alexandre de Moraes, Justiça; e Bruno Araújo, Cidades--, além de ter o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (SP).

Com a nomeação de Imbassahy, o PSDB chegará ao núcleo duro do governo, dentro do Palácio do Planalto, e responderá pela articulação política de Temer.

A posse do novo ministro, na semana que vem, deve ocorrer próximo à data da eleição do novo líder da bancada tucana na Câmara, marcada para quarta-feira. Estão na disputa os deputados Marcus Pestana (MG), Jutahy Júnior (BA), Daniel Coelho (PE) e Ricardo Tripoli (SP).

A entrega para o PSDB da Secretaria de Governo também deve deixar Temer mais aliviado para confirmar Dyogo Oliveira no comando do Ministério do Planejamento, posto que ele ocupa interinamente. Os tucanos almejavam ocupar a pasta e chegaram a sugerir que o senador Tasso Jereissati (CE) assumisse o posto.

Imbassahy, de 68 anos, já foi filiado ao antigo PFL, atual DEM, e também foi um nome ligado ao falecido ex-senador Antônio Carlos Magalhães na política baiana.

Ele ocupa atualmente pela segunda vez a liderança do PSDB na Câmara e está no segundo mandato de deputado federal. Também já foi prefeito de Salvador, à época pelo então PFL.

(Reportagem adicional de Eduardo Simões, em São Paulo)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações