Sinval Gama e Jaconias Aguiar são eleitos diretores do ONS

Reuters  |  Autor 

Publicado 20.04.2018 18:17

Sinval Gama e Jaconias Aguiar são eleitos diretores do ONS

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que foram eleitos nesta sexta-feira, em Assembleia Geral, dois novos diretores para o órgão, que é responsável por coordenar a operação da transmissão e da geração de energia no país.

Sinval Gama comandará a diretoria de Operação no quadriênio 2018-2020, enquanto Jaconias Aguiar ficará à frente da diretoria de Assuntos Corporativos. A posse está marcada para 17 de maio.

Ambos os nomes têm experiências no setor elétrico. Gama é o atual presidente da Chesf, subsidiária da Eletrobras (SA:ELET3) , e Aguiar foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Mais cedo nesta sexta-feira, a Reuters publicou com informações de uma fonte que um acordo político costurado de última hora pelo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco (MDB-RJ), e pelo deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), alterou um dos nomes apontados anteriormente pelo governo federal.

Até quinta-feira, estava indicado para assumir a diretoria de Assuntos Corporativos o atual assessor da presidência do ONS, Marcelo Prais.

Mas o acordo político colocou de lado o nome de Prais para acomodar Aguiar, afirmou a fonte, que falou sob a condição de anonimato.

Gama e Aguiar ocuparão vagas deixadas por Ronaldo Schuck e Istvan Gardos, respectivamente, cujos mandatos encerraram.

O ONS é uma entidade privada sem fins lucrativos, mas seu estatuto prevê que a indicação de três dos seus cinco diretores, incluindo o diretor-geral, é atribuição do Ministério de Minas e Energia.

Participam da Assembleia Geral para a escolha dos diretores empresas do setor de energia, um representante do ministério e representantes de conselhos de consumidores.

O ONS não comentou a troca do nome indicado pelo governo para a diretoria de Assuntos Corporativos.

(Com reportagem adicional de Marta Nogueira)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações