STF suspende sessão e proíbe prisão de Lula até 4 de abril

Investing.com  |  Autor 

Publicado 22.03.2018 18:39

Atualizado 22.03.2018 19:18

STF suspende sessão e proíbe prisão de Lula até 4 de abril

Investing.com - Os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram suspender a sessão que julga o habeas corpus preventivo apresentado pela defesa do ex-presidente Lula e determinar que não seja emitida a ordem de prisão do petista enquanto o tema não for decidido pela corte.

O julgamento do habeas corpus durou mais do que o previsto pelos ministros e acabou superando o horário regimental do plenário. Antes da discussão do caso, os ministros debateram por horas se deveriam ou não receber o recurso. Por 7 votos a 4, o habeas corpus foi aceito.

Na sequência, o ministro Marco Aurélio Mello pediu a suspensão da discussão, pois teria compromissos e que o julgamento teria ultrapassado o horário regimental. Após colher os votos dos ministros, a presidente do STF, Cármen Lúcia, determinou o adiamento para 4 de abril da apresentação dos votos sobre o caso.

Em votação separada, o STF definiu que, enquanto não concluir o caso, não poderá ser emitido a ordem de prisão do ex-presidente, acolhendo pedido da defesa.

TRF4 julga embargos

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região julgará na segunda-feira (26/3) o recurso da defesa do ex-presidente Lula contra a decisão que confirmou a condenação de primeira instância e elevou a pena por corrupção e lavagem de dinheiro.

O julgamento é o último recurso jurídico do ex-presidente no TRF-4 para tentar adiar a condenação e o início de cumprimento de prisão em regime fechado. Como a decisão tomada em janeiro pelos três desembargadores responsáveis pelo caso foi unânime, o único recurso à disposição da defesa foram os embargos de declaração, que só tem poder de alterar o texto final e esclarecer dúvidas sobre a decisão já tomada. Não há a possibilidade nesta etapa de revisão da condenação.

Os desembargadores do TRF de Porto Alegre receberão o caso de Lula às 13h30 e a expectativa era que, concluído o julgamento, seria questão de dias para que fosse emitida a ordem de prisão do ex-presidente. Com a decisão de hoje do STF, Lula permanecerá sem cumprir pena em regime fechado ao menos até 4 de abril.

Lula foi condenado pelo juiz Sérgio Moro em julho do ano passado a 9 anos e 6 meses de prisão por ter recebido propina dissimulada da empreiteira OAS em forma de construção e reforma do apartamento tríplex no Guarujá, em troca de favorecimento de contratos com a Petrobras (SA:PETR4). A condenação foi confirmada e a pena ampliada para 12 anos e 1 mês de reclusão pelos desembargadores no TRF4 em 24 de janeiro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Candidatura

A confirmação da condenação de Lula com o julgamento dos últimos recursos deixa o ex-presidente passível de ter sua candidatura rejeitada com base na Lei da Ficha Limpa. A decisão final sobre a viabilidade da candidatura de Lula será tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral entre agosto e outubro.

Lula lidera as pesquisas de intenção de voto à presidência da República e bateria os concorrentes em todos os cenários de segundo turno, segundo o Datafolha e o Ibope.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações