53% não veem chance de volta da ditadura, diz Datafolha

Poder360

Publicado 31.03.2024 16:47

53% não veem chance de volta da ditadura, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha mostra que 53% dos brasileiros consideram que não há “nenhuma chance” de o Brasil tornar-se uma ditadura. É o maior percentual da série histórica iniciada há 10 anos. O golpe cívico-militar completa 60 anos neste domingo (31.mar.2024).

Outros 20% dos entrevistados disseram achar que há “um pouco de chance” da volta da ditadura no país, enquanto, para 22%, há “muita chance”.

Leia abaixo os resultados sobre a possibilidade da volta da ditadura ao Brasil:

  • “nenhuma chance” – 53%;
  • “sim, um pouco de chance” – 20%;
  • “sim, há muita chance” – 22%; e
  • não sabem – 5%.

Foram ouvidas, de forma presencial, 2.002 pessoas acima dos 16 anos em 147 cidades espalhadas pelo Brasil. A pesquisa foi realizada de 19 a 20 de março deste ano. A margem de erro é de 2 p.p (pontos percentuais), para mais ou para menos.

O Datafolha questionou os entrevistados sobre uma possível volta do regime ditatorial no Brasil em 7 pesquisas. A última foi em agosto de 2022, quando os brasileiros se preparavam para as eleições presidenciais em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu Jair Bolsonaro (PL).

Na época, 49% dos entrevistados disseram acreditavam que não havia chance de uma nova ditadura. Outros 25% afirmavam ver pouca possibilidade e os mesmos 20% responderam que havia “muita chance”.

Conforme o Datafolha, o momento na série histórica do levantamento em que os brasileiros foram mais assertivos sobre o risco da volta da ditadura foi em outubro de 2018, momento em Bolsonaro se elegeu presidente do Brasil: 31% disseram ver chance da volta da ditadura, já 42% afirmaram descartar a possibilidade e 19% declararam ver pouco risco.

h2 BOLSONARISTAS X PETISTAS/h2

Na pesquisa atual, entre os 30% dos entrevistados que se declaram muito ou pouco bolsonaristas, o cenário é:

  • “nenhuma chance” – 45%;
  • “sim, um pouco de chance” – 22%; e
  • “sim, há muita chance” – 32%.

Já entre os 41% dos entrevistados que se classificam como petistas ou simpatizantes do PT o cenário é o seguinte:

  • “nenhuma chance” – 59%;
  • “sim, um pouco de chance” – 24%; e
  • “sim, há muita chance” – 13%.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Leia mais em Poder360

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações