Aneel analisa reajustes na conta de luz para 4 Estados do Norte

Poder360

Publicado 05.10.2023 13:12

Atualizado 05.10.2023 13:41

Aneel analisa reajustes na conta de luz para 4 Estados do Norte

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) analisa 4 processos que podem resultar em grandes aumentos na conta de luz de 4 Estados da região Norte. O maior índice é do Amapá, com reajuste médio de 44,4%, que está em fase de consulta pública. Também estão nesse processo revisões de distribuidoras no Piauí, Rondônia e Acre.

Em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado nesta 5ª feira (5.out.2023), o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, afirmou que a região Norte tem os maiores custos de distribuição de energia do Brasil, o que justifica esses aumentos.

Eis os reajustes em análise e o percentual médio:

  • Piauí (Equatorial (BVMF:EQTL3)): 20,6%;
  • Rondônia (Energisa (BVMF:ENGI11)): 16,1%;
  • Acre (Energisa): 22%;
  • Amapá (Equatorial): 44,4%.

Os índices ainda são preliminares e podem sofrer alterações depois da fase de audiência pública, quando o processo é votado pela diretoria da Aneel.

Segundo Sandoval, a baixa densidade demográfica na região é um desafio, visto que é preciso fazer grandes investimentos para a rede de distribuição alcançar os moradores, o que faz esse custo ser maior. Também explicou que o consumo de energia na região é menor que nas demais.

Como mostrou o Poder360, o Pará atualmente tem a energia mais cara do país. Agora, pode ser superado pelo Amapá. Congressistas e o governo do Estado têm se articulado para tentar minimizar a alta.

h2 Encargos fazem tarifas subirem/h2

De acordo com Sandoval, o custo das tarifas de energia elétrica no país subiu 122% de 2010 a 2023, em linha com a inflação acumulada no período, de 115%, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Ao longo desses 13 anos, o que mais pressionou a conta de luz foram os subsídios que passaram a integrar ou foram ampliados na CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), um fundo setorial que reúne incentivos diversos ao setor, como para energias renováveis, carvão mineral e custos da tarifa social.

Esses encargos acumulam uma alta de 281% no período. Por outro lado, a parcela da conta que corresponde ao serviço das distribuidoras teve crescimento de 91%, o menor entre os componentes da tarifa.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações