Lula faz anúncio dos primeiros ministros do novo governo

Investing.com

Publicado 09.12.2022 09:56

Atualizado 09.12.2022 11:33

Investing.com - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira o nome dos primeiros ministros do seu terceiro mandato. A divulgação é vista como uma antecipação, pois Lula havia afirmado, ontem, que deveria realizar o anúncio dos ministros apenas depois da diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vai ocorrer na próxima segunda, 12 de dezembro.

Para o ministério da Economia, que voltará a se chamar Fazenda, o comando da pasta será do ex-ministro da educação e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. Na Justiça, o escolhido é o senador eleito Flávio Dino. Além disso, o governador da Bahia, Rui Costa, chefiará a Casa Civil, enquanto o ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro assume como ministro da Defesa e o embaixador Mauro Vieira será o novo chanceler.

A mudança tem em vista a necessidade de articulação diante de possíveis entraves à tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição.

LEIA MAIS: Lula antecipa ministros para desfazer impasses com a Câmara e na Defesa

h2 Tramitação da PEC em jogo/h2

A PEC da Transição foi aprovada em dois turnos no Senado nesta quarta-feira, 07, mas a matéria ainda precisa ser apreciada na Câmara dos Deputados. Com a proximidade do prazo final para que ela seja aprovada antes da votação do Orçamento para 2023, o governo eleito não quer correr riscos, em um momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, também na quarta-feira, a votação das emendas de relator, conhecidas popularmente como Orçamento Secreto.

Um impasse nesta área pode gerar mais problemas nas tratativas para que a matéria tramite com celeridade na Câmara, presidida pelo deputado Arthur Lira (PP-AL). Lula conversou com Lira por telefone durante esta semana e garantiu que não se manifestou ou realizou movimentações políticas a respeito deste tema.

No entanto, com o aumento da tensão, o receio é de que a Câmara opte por mudanças no texto, o que exigiria o retorno da matéria ao Senado, prejudicando a rapidez da tramitação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações