Avaliação negativa de Bolsonaro cai a menor nível desde 2021, diz Genial/Quaest

Estadão Conteúdo

Publicado 03.08.2022 12:51

A imagem do governo do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), recebeu a melhor avaliação da pesquisa Genial/Quaest desde que o levantamento passou a ser realizado, em julho de 2021. Mesmo com a melhora, o nível de rejeição de Bolsonaro é de 43%, ainda muito superior se comparado ao de outros presidentes que tentaram a reeleição.

No mesmo período em eleições anteriores, outros presidenciáveis receberam melhor avaliação, como é o caso de Fernando Henrique Cardoso, com 18% de rejeição em agosto de 1998, ou Dilma Rousseff com 24% em agosto de 2014.

Já Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as principais pesquisas para as eleições presidenciais de outubro, recebeu 22% de avaliação negativa em 2006, quando foi reeleito.

O comparativo foi divulgado pelo diretor da Genial/Quaest, Felipe Nunes, que afirmou perceber uma maior melhora da imagem de Bolsonaro com eleitores que recebem o Auxílio Brasil, e entre os que votaram nele em 2018: 57% de quem votou no candidato do PL nas últimas eleições avaliam que ele fez um ótimo/bom governo. Essa aprovação era de 45% no início do ano.

A nova pesquisa seguiu a tendência das anteriores, com Lula na liderança, dessa vez com 12 pontos de vantagem sobre Bolsonaro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O diretor da Genial/Quaest ainda afirmou ter registrado a queda considerável da distância entre os dois candidatos. Ambos estavam separados por 17 pontos em maio, depois 16 pontos em junho, 14 em julho e 12 em agosto.

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 3, foi realizada entre os dias 28 a 31 de julho, com dois mil eleitores de todo o País, acima de 16 anos. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança e de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-02546/2022.

Está com receio de investir devido às eleições? Confira nossas dicas de como investir no podcast "Estratégia Para Carteiras". Ouça no player abaixo (usuários do app Android deve acessar sua plataforma de streaming favorita: Spotify, Deezer, Apple Music, Anchor)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações