Bolsonarista Bruno Engler tem 31% em BH, e petista Rogério Correia, 16%, aponta Atlas

Estadão Conteúdo

Publicado 25.04.2024 13:45

Atualizado 25.04.2024 17:10

Bolsonarista Bruno Engler tem 31% em BH, e petista Rogério Correia, 16%, aponta Atlas

Pesquisa Atlas/CNN Brasil divulgada nesta quinta-feira, 25, aponta que a corrida eleitoral pela prefeitura de Belo Horizonte está polarizada. O deputado estadual Bruno Engler (PL), nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 31% das intenções de voto, seguido do deputado federal Rogério Correia (PT), com 16,4%.

Em seguida, cinco candidatos estão tecnicamente empatados na terceira colocação: a deputada federal Duda Salabert (PDT) tem 10%; Gabriel Azevedo (MDB), presidente da Câmara Municipal, aparece com 9%; o senador Carlos Viana (Podemos), 8,2%; o atual prefeito, Fuad Noman (PSD), registrou 5%; e Mauro Tramonte (Republicanos), deputado estadual e apresentador de TV, surge com 4,7%.

A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) tem 3,8%, o ex-deputado João Leite (PSDB), 3,7%, e Luísa Barreto (Novo), secretária de Planejamento do governo de Romeu Zema, 1,6%. O ex-vice-governador Paulo Brant (PSB) pontuou com 0,2%. Não souberam responder 2,9%, enquanto brancos e nulos são 3,3%.

A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O instituto Atlas Intel (NASDAQ:INTC) entrevistou 1.267 moradores de Belo Horizonte entre os dias 18 e 23 de abril. O método utilizado foi o Recrutamento Digital Aleatório (RDA), por meio do qual os entrevistados respondem ao questionário enquanto navegam na internet. A pesquisa foi registrada no TSE sob o protocolo MG-04626/2024.

A pesquisa também testou um segundo cenário, sem as candidaturas de Viana, Tramonte e João Leite, todas à direita do espectro político. Neste caso, Engler alcança 36,9% das intenções de voto e Correia, 19,2%. Duda registra 14,6% e Azevedo oscila negativamente para 7%. Fuad tem 5,9%, Bella, 3,7%, Luísa, 3,2% e Brant, 1,5%. Os que não sabem responder são 4,3%, e brancos e nulos, 3,5%.

Ao lado de Nikolas Ferreira (PL), Engler é o político mais próximo de Bolsonaro em Minas Gerais. O ex-presidente já confirmou presença no lançamento da pré-candidatura no próximo dia 11 de maio e costuma dizer que tem um "candidato gordinho" na capital mineira.

Rogério Correia tem dois desafios: o primeiro é conseguir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarque de vez na sua candidatura. O chefe do Executivo federal tem evitado se posicionar sobre o tema porque o PSD do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, quer que o PT retire a candidatura e apoie a reeleição Fuad Noman.

O segundo é unificar a esquerda para conseguir fazer frente a Engler. Além da candidatura petista, PDT, PSB e PSOL mantém seus pré-candidatos.

À direita, o governador Romeu Zema (Novo) praticamente descartou a candidatura de Luísa Barreto nesta semana ao declarar que ela só encabeçará uma chapa se houver viabilidade eleitoral, o que as pesquisas indicam ser pouco provável neste momento. O governador acenou com a possibilidade dela ser vice em uma chapa de direita - neste caso, as opções são Engler, Viana, Tramonte e Leite.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Segundo turno

A pesquisa testou um único cenário de segundo turno, entre Engler e Correia. O bolsonarista vence o petista por 44,1% a 38%. Os indecisos são 5,5%, e 12,3% declararam voto em branco ou nulo.

Bruno Engler x Rogério Correia

Bruno Engler: (PL): 44,1%Rogério Correia (PT): 38%Não sabem: 5,5%Brancos e nulos: 12,3%

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações