Cabral ganha direito de viajar por até oito dias para qualquer ponto do País

Estadão Conteúdo

Publicado 10.03.2023 15:33

Atualizado 10.03.2023 18:41

Cabral ganha direito de viajar por até oito dias para qualquer ponto do País

Condenado em 20 processos a penas que ultrapassam 375 anos de prisão na versão fluminense da Operação Lava Jato, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral ganhou na semana passada os benefícios de ficar até oito dias em qualquer lugar do Brasil e de poder passar a noite fora de casa também aos finais de semana e feriados. Antes, tinha de ficar em casa à noite durante esses dois períodos.

A decisão foi tomada em 3 de março pelo juiz federal Eduardo Fernando Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde tramita um dos processos de que Cabral é réu. Acusado e condenado por liderar um esquema de corrupção no governo do Estado do Rio, Cabral ficou preso por seis anos e um mês, de 17 de novembro de 2016 a 19 de dezembro de 2022.

Passou, então, a cumprir prisão domiciliar, que vigorou até 9 de fevereiro passado, quando o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) revogou a ordem. Agora, não pode sair do Brasil, não pode ficar mais de oito dias fora do município do Rio, precisa usar tornozeleira eletrônica permanentemente, tem que comparecer em juízo mensalmente, não pode manter contato com corréus de alguns dos processos e está proibido de promover festas ou quaisquer eventos sociais em sua casa. Cabral mora em um apartamento na zona sul do Rio.

O juiz da Vara de Curitiba atendeu pedido da defesa de Cabral, representada pelos advogados Patrícia Proetti, Daniel Bialski e outros seis profissionais, para que as restrições impostas fossem as mesmas aplicadas a Cabral pelo TRF-2 em 9 de fevereiro. Apesar da posição contrária do Ministério Público Federal, Appio atendeu parcialmente ao pedido e cancelou a determinação para que o ex-governador ficasse em casa aos fins de semana e feriados.

"O juiz reconheceu ser desnecessária a restrição de recolhimento domiciliar noturno nos fins de semana e feriados. Isso significa que o ex-governador pode transitar por até uma semana em todo território nacional sem qualquer limitação", afirmou em nota a advogada Patrícia Proetti, que representa a equipe de defesa de Cabral.

Recentemente, Cabral lançou no Instagram um perfil, segundo ele, para comentar o seu período na cadeia. Em vídeos curtos, o ex-governador tem recordado fatos de sua vida política.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações