Café com Lula teve 52 jornalistas de diferentes veículos de mídia

Poder360

Publicado 23.04.2024 14:07

Atualizado 23.04.2024 16:14

Café com Lula teve 52 jornalistas de diferentes veículos de mídia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu 52 jornalistas de 46 veículos de comunicação em um café da manhã nesta 3ª feira (23.abr.2023) no Palácio do Planalto que durou 1h28. O Poder360 participou. Foi o 6º encontro do petista com a mídia desde que voltou ao poder, em janeiro de 2023.

Durante o encontro, Lula falou sobre a relação com o Congresso, sobre a reforma tributária e a ascensão da extrema-direita no cenário da política internacional e reclamou dos altos juros do Banco Central.

Leia no infográfico os nomes dos jornalistas e veículos que participaram:

O café estava marcado para às 10h, mas Lula chegou às 10h30 acompanhado pelo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Paulo Pimenta, e do secretário de imprensa do Planalto, José Chrispiniano. Ambos sentaram ao lado do presidente na mesa de café. A primeira-dama Janja Lula da Silva não compareceu.

O encontro teve início com fala de Paulo Pimenta sobre a repercussão do que ele classificou como “brincadeira” de Lula com seus ministros na 3ª feira (22.abr.2024). O petista cobrou de Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio) e de Fernando Haddad (Fazenda) que conversassem mais com os congressistas.

Durante o café, Lula reforçou seu otimismo com a “colheita” de medidas que “plantou” ao longo do 1º ano de governo. Segundo ele, não há ninguém mais otimista que ele com o crescimento do Brasil. Disse que o país crescerá mais do que todos os economistas estão prevendo em 2024.

Eis os veículos que fizeram perguntas, na ordem em que elas foram feitas:

  • Ranielly Veloso – TV Norte;
  • Vera Rosa – Estadão;
  • Zileide Silva – TV Globo;
  • Joaquim de Carvalho – Brasil 247;
  • Carolina Nogueira – UOL;
  • Heloísa Villela – ICL Notícias;
  • Nathália Fruet – SBT;
  • Cynara Menezes – Revista Fórum; e
  • Renata Varandas – Record.

Os lugares na mesa de aproximadamente 10 metros foram pré-definidos pela equipe do Planalto. Todos os assentos vinham com os nomes dos jornalistas e do veículo para o qual eles trabalham, menos alguns lugares reservados para os cinegrafistas e auxiliares de vídeo das TVs. Neste caso, as placas tinham somente o nome dos veículos convidados. Os convites respeitaram um rodízio, segundo a Secom.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O café da manhã também estava disposto nas mesas com porções individuais de frutas (manga, mamão e melão), frios como salame, peito de peru, presunto e queijos. Em uma cesta a frente de cada 2 convidados havia bolo mesclado de chocolate, pão de queijo, torradas, esfirra de frango e pães. Para beber: café, água e suco de laranja.

Ao final da conversa, Lula contou que havia acabado de assinar uma carta conjunta com 17 países, pedindo a libertação dos reféns detidos pelo grupo extremista Hamas há mais de 200 dias, no conflito com Israel, na Faixa de Gaza.

Depois, o presidente disse que esses momentos são importantes e que era preciso ter encontros como os desta 3ª feira com mais frequência. A ideia, segundo ele, é ter ao menos um café com a imprensa por mês, fazendo um rodízio de convidados.

O presidente tirou foto com todos os jornalistas ao seu lado, como tradicionalmente é feito neste tipo de encontro.

O 1º café da manhã com a mídia foi em 12 de janeiro de 2023. Na ocasião, Lula se reuniu com repórteres que cobrem o dia a dia do Palácio do Planalto. Eles são conhecidos, em Brasília, como “setoristas” da Presidência. À época, o principal assunto foi a invasão às sedes dos Três Poderes, ocorrida em 8 de janeiro. Foram recebidos 38 jornalistas, incluindo o Poder360.

Em 7 de fevereiro do mesmo ano, Lula recebeu jornalistas de ao menos 40 veículos de esquerda no Palácio. Nos núcleos petistas, eles são chamados de “mídia independente”. Em 6 de abril de 2023, Lula recebeu colunistas e articulistas de veículos de mídia.

Lula havia prometido realizar mais um café da manhã com jornalistas até o fim de 2023 para apresentar um balanço do seu primeiro ano de governo. A Presidência marcou o café para 21 de dezembro, no entanto, o evento foi cancelado.

Leia mais em Poder360