Chefe da Funai oferece ajuda a servidor preso

Estadão Conteúdo

Publicado 27.08.2022 04:00

Atualizado 27.08.2022 08:11

Chefe da Funai oferece ajuda a servidor preso

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier, foi flagrado pela Polícia Federal oferecendo apoio a um servidor preso por suspeita de cobrar propinas em troca do aluguel ilegal de terras indígenas em Mato Grosso. Ele nega qualquer interferência na investigação.A conversa ocorreu em fevereiro e foi interceptada pela PF no inquérito que tem como alvo Jussielson Silva, chefe da Funai no município de Ribeirão Cascalheira (MT). Ele foi preso no mês seguinte. A gravação foi divulgada pelo jornal O Globo.O servidor relata que foi procurado por policiais federais e questionado sobre os pecuaristas responsáveis pela invasão das terras indígenas, mas que teria negado responder às perguntas sem um pedido formal.O presidente da Funai diz para o servidor ficar "sossegado" e promete acionar a Corregedoria da PF. "Eu vou dar ciência já do caso ao corregedor lá de Mato Grosso, ao corregedor nacional da Polícia Federal aqui e já vou acionar nossa corregedoria. Pode ficar tranquilo."Xavier também afirma que entrou em contato com o delegado-chefe da unidade responsável pela investigação, mas que "parece que eles estão com uma má vontade enorme". O servidor agradece o apoio. "O senhor me protegendo fico mais feliz ainda." Em nota, o presidente da Funai fala em "vazamento descontextualizado dos áudios" e que isso "será objeto de representação para obtenção do direito de resposta e recomposição dos danos morais".

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações