Cidades ultrapassam limite de ultraprocessados na merenda escolar

Poder360

Publicado 17.10.2023 14:17

Atualizado 17.10.2023 14:41

Cidades ultrapassam limite de ultraprocessados na merenda escolar

Um estudo sobre o perfil da merenda oferecida nas escolas públicas do país mostra que, até 2019, 61% dos municípios não atenderam ao limite de alimentos industrializados estabelecido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Em 2020, o órgão limitou a 20% o gasto das escolas com processados e ultraprocessados. O investimento médio do país, no entanto, é de 24%.

O estudo considera dados de prestação de contas de 2015, 2017 e 2019 para compreender o perfil de alimentação das escolas antes da resolução do FNDE. Leia aqui a íntegra (PDF – 2 MB).

O Nordeste apresenta o pior resultado. Só 22,5% dos municípios cumpriam a meta do FNDE em 2019. O Sudeste, por sua vez, tem o melhor resultado, com 62,5% das cidades atendendo ao limite.

Ao considerar o valor gasto, é a parte Sul do Brasil que está na frente das demais regiões, com 28,7% do orçamento direcionado para processados e ultraprocessados. Já o Sudeste investe 18,26% da verba da merenda em industrializados. É a única que está abaixo da porcentagem estabelecida pelo FNDE.

Leia os índices completos abaixo:

Na lista dos alimentos mais comprados para as escolas públicas, o biscoito foi o alimento industrializado mais adquiridos em 2019.

No ranking, aparece em 5º lugar, com 4,3% do orçamento. As regiões Norte e Nordeste foram as que mais dedicaram parte do orçamento para o produto.

Já entre os alimentos in natura, a carne bovina é a principal aquisição, com 14%, seguida do frango, com quase 8%.

Leia o ranking geral completo abaixo:

Apesar de os dados que despertam preocupação sobre a qualidade da alimentação dos alunos brasileiros, o índice tem melhorado com o passar dos anos. A pesquisa mostra que em 2015 o número de municípios que gastavam mais de 20% do orçamento com alimentos industrializados era maior, chegou a 70%.

O levantamento foi feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, da USP (Universidade de São Paulo), em parceria com Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Observatório de Alimentação Escolar

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações