CMO é instalada no Congresso com aliado de Lira presidente

Poder360

Publicado 24.04.2024 20:44

CMO é instalada no Congresso com aliado de Lira presidente

O Congresso instalou nesta 4ª feira (24.abr.2024) a CMO (Comissão Mista de Orçamento), responsável por analisar o plano orçamentário enviado pelo governo todos os anos. O deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), será o presidente do colegiado. A relatoria, por sua vez, fica com o senador Ângelo Coronel (PSD-BA).

O nome de Arcoverde foi indicação da bancada do PP, partido do Centrão em que Lira tem bastante influência. O deputado piauiense foi eleito em menos de 1 minuto por aclamação, em que nã0 há contagem nominal de votos.

Além de analisar o orçamento anual propriamente dito, a CMO também é responsável por deliberar sobre projetos de lei relativos ao Plano Plurianual, o PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) e créditos suplementares para ministérios do governo. A indicação de Arcoverde deve garantir ao PP um maior controle sobre os trabalhos do colegiado.

Durante a reunião para instalar a comissão, o deputado agradeceu a Lira e também ao senador e presidente do PP, Ciro Nogueira (PI).

“Agradeço também ao presidente Lira e ao presidente do partido Progressistas, senador Ciro Nogueira, pela lealdade, parceria e principalmente pela confiança em nossa atuação parlamentar”, disse o deputado.

Um dos pontos de maior interesse do Centrão no Orçamento é como o Executivo distribuirá as emendas em 2025. Um dos vetos mais polêmicos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que gerou tensão com o Congresso foi o corte de R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão previstas neste ano.

Essas emendas, direcionadas pelas comissões permanentes da Câmara e do Senado, não são impositivas.

Todos os anos, senadores e deputados se revezam na presidência da CMO. Em 2023, a relatoria ficou com a Câmara e o comando com o Senado. No início deste ano, Lira articulou para que o PP pudesse indicar o presidente.

Esta reportagem foi produzida pela estagiária de jornalismo Maria Laura Giuliani sob a supervisão do editor-assistente Israel Medeiros.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações