Comissão de Anistia concede reparação e formaliza desculpas do Estado a indígenas por crimes na ditadura

Reuters

Publicado 02.04.2024 19:48

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - A Comissão de Anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) deferiu requerimentos de reparação coletiva às etnias indígenas guarani kaiowá e krenak, vítimas de perseguição e tortura por parte do regime militar, formalizando um pedido oficial de desculpas do Estado brasileiro aos dois povos.

O deferimento dos dois casos, inéditos por se tratarem de pedidos coletivos, não dá margem à possibilidade de reparação econômica. Mas além do pedido formal de desculpas, abrem espaço para a correção e retificação de documentos e até mesmo recomendar a demarcação de territórios.

"Todos os pedidos feitos pelos dois povos foram deferidos pela Comissão de Anistia. É uma lista longa de pedidos nos dois casos", disse à Reuters a presidente da Comissão de Anistia, Eneá de Stutz e Almeida.

"Fora o pedido de desculpas e o reconhecimento de que eles têm direitos, a Comissão não tem competência legal para conceder os pedidos. Por exemplo, a demarcação de terras é competência do Ministério da Justiça e da Funai, então o que fizemos foi recomendar à União que tome as providências cabíveis", explicou Almeida, referindo-se aos processos dos povos guarani-kaiowá, do Mato Grosso do Sul, e krenak, de Minas Gerais.

A presidente do colegiado abriu a sessão com um reconhecimento em nome do Estado brasileiro aos povos indígenas.

"Agradeço, mais uma vez, imensamente, a história de luta, resistência e todos os ensinamentos que, há mais de cinco séculos, vocês estão nos dando", disse, dirigindo-se aos indígenas.

Também presente na sessão, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, chamou a atenção não apenas para a importância da reparação coletiva a essas duas etnias por crimes da ditadura, mas também para que outros povos indígenas ganhem visibilidade.

"É importante para a história de um país e para a história de um povo quando se é reconhecido como parte da sociedade para que não sejamos excluídos", disse Wapichana.

"A memória tem uma importância muito grande para os povos indígenas porque, com ela, sabemos de onde viemos e para onde queremos ir. Ela não é simplesmente apagada, mas serve para corrigir erros e fazer acertos, principalmente, na administração de um país", acrescentou a presidente da Funai.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações