Commit é dividida visando a venda de distribuidoras de gás do Nordeste

Poder360

Publicado 10.10.2023 15:05

Atualizado 10.10.2023 16:11

Commit é dividida visando a venda de distribuidoras de gás do Nordeste

A Commit, atual nome da Gaspetro depois da compra do controle acionário pela Compass, foi dividida em duas companhias. A cisão, anunciada na 2ª feira (9.out.2023), era necessária para que a Compass prosseguisse com o processo de venda de distribuidoras de gás natural na região Nordeste. Eis a íntegra do fato relevante (PDF – 363 kb).

Quando comprou a Gaspetro em 2022, a Compass assumiu com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) o compromisso de vender sua participação em parte dos ativos. A medida foi condicionante para a aprovação da transação e para evitar concentração de mercado, visto que a Compass já controla a Comgás (que distribui gás em São Paulo) e, com a aquisição, passaria a ter mais 11 distribuidoras.

Serão vendidas 5 dessas distribuidoras, todas no Nordeste. São elas:

  • Cegás (Companhia de Gás do Ceará);
  • Potigás (Companhia Potiguar de Gás);
  • Algás (Gás de Alagoas);
  • Sergás (Sergipe Gás);
  • Copergás (Companhia Pernambucana de Gás).

A Compass e a japonesa Mitsui, que são acionistas da Commit, aprovaram em assembleia extraordinária a cisão parcial da empresa com a criação da Norgás S.A, que vai reunir as 5 distribuidoras nordestinas. As outras 6 concessionárias de distribuição seguirão sob o guarda-chuva da Commit.

Com a divisão, a Compass, empresa de gás e energia do Grupo Cosan (BVMF:CSAN3), terá 51% da Commit e da Norgás, seguindo como controladora de ambas. A Mitsui segue como sócia minoritária, tendo 49% das ações das duas companhias.

A Compass já firmou acordo de venda da sua fatia nas 5 concessionárias nordestinas com a Infra Gás e Energia, novata no setor e ligada ao grupo Infra SA. No entanto, a Mitsui tem direito de preferência na transação e tem sinalizado que deve exercê-lo.

No fato relevante, a Compass afirmou que “a operação de alienação da participação da Compass na Norgás, alinhada à estratégia de gestão de portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, permanece sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes e seguirá todos os ritos e procedimentos necessários”.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações