CVM absolve Joesley e Wesley Batista por “insider trading”

Poder360

Publicado 01.11.2023 03:40

Atualizado 01.11.2023 04:40

CVM absolve Joesley e Wesley Batista por “insider trading”

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) absolveu na 3ª feira (31.out.2023) os empresários Joesley e Wesley Batista e a J&F Investimentos de suposta manipulação de preços de ações com o uso indevido de informação privilegiada em negócios da JBS (BVMF:JBSS3). O julgamento teve início em 29 de maio e já havia sido formada maioria pela absolvição.

As sessões foram interrompidas depois que a diretora Flávia Perlingeiro pediu vista (mais tempo para analisar o processo). Na 3ª feira (31.out), ela proferiu seu voto, encerrando o julgamento. Eis a íntegra do comunicado da CVM (PDF – 224 Kb).

O processo faz parte de uma lista de 3 ações abertas depois que Joesley delatou o ex-presidente Michel Temer (MDB), em maio de 2017. O conteúdo de uma conversa entre ambos vazou e teve reação do mercado, causando a maior queda já registrada do Ibovespa, conhecida como Joesley Day. Leia o relatório da ação produzido pelo diretor da CVM e relator do caso, Otto Lobo (PDF – 1 MB).

Em seu voto, Lobo argumentou que a informação de que uma delação premiada estava em estudo não era sigilosa e ainda não tinha sido homologada. Além disso, disse que, na época, a holding fazia recompra de seus papéis para proteger as ações prejudicadas pela Operação Carne Fraca. Eis a íntegra do voto (PDF – 2 MB).

Os empresários foram absolvidos nas 3 acusações de insider trading (como é chamada a prática que envolve o uso de informações privilegiadas para operar no mercado financeiro). A decisão foi por unanimidade em uma das ações. Nas outras duas, o placar ficou em 4 votos a 1 pela absolvição. A J&F Investimentos deverá pagar multa de R$ 500 mil “por ter negociado ações da JBS em período vedado por força do Programa de Recompra de Ações” da empresa.

Em nota, a J&F Investimentos diz que “a decisão desfaz uma injustiça, atesta o pleno funcionamento das instituições no Brasil e reafirma a integridade das operações dos executivos e empresas do grupo J&F no mercado financeiro”.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações