'Economista competente', diz Lula sobre chefe do BC

Estadão Conteúdo

Publicado 28.09.2022 05:41

Atualizado 28.09.2022 09:11

'Economista competente', diz Lula sobre chefe do BC

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, elogiou, em entrevista ao SBT, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, a quem chamou de "economista competente" e "pessoa razoável para conversar", e defendeu que a autoridade monetária crie metas de crescimento e de emprego.

A declaração ocorreu no mesmo dia em que o petista se encontrou com 44 pesos-pesados do Produto Interno Bruto (PIB) e com cinco ex-ministros do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2001) e intelectuais ligados ao PSDB em dois eventos diferentes ontem. "Vamos conversar com presidente do Banco Central", disse o candidato. Campos Neto tem mandato à frente da instituição até 2024. As declarações vêm em meio a dúvidas do mercado financeiro sobre a política econômica a ser adotada em eventual novo governo Lula e à incerteza sobre o nome que comandaria o Ministério da Fazenda. "O mesmo banco que tem poder para taxar e dar a meta de inflação precisa dar a meta de crescimento econômico e a meta de emprego que vamos criar", disse Lula.

h2 Reeleição/h2

Antes do encontro com os empresários, Lula esteve com intelectuais ligados ao PSDB e voltou a dizer que não vai disputar a reeleição, se sair vitorioso das eleições deste ano. "Todo mundo sabe que não é possível um cidadão com 81 anos querer reeleição. Todo mundo sabe", disse Lula. A declaração aconteceu durante reunião com economistas e intelectuais que declararam apoio a sua candidatura, embora tenham assumido posição política divergente em outros momentos da história. O economista André Lara Resende, um dos formuladores do Plano Real, participou e defendeu o voto no petista no primeiro turno. "Não é apenas importante a eleição do presidente Lula, é importante a eleição imediata do presidente Lula para começarmos imediatamente a pensar no futuro", disse. Durante pronunciamento, Lula afirmou que convidará Lara Resende e outros economistas presentes para discutir os planos para o País. Cinco ex-ministros de FHC participaram: Aloysio Nunes Ferreira, José Carlos Dias, Claudia Costin, Luiz Carlos Bresser-Pereira e Paulo Sérgio Pinheiro.

h2 Empresários/h2

O evento com empresários foi organizado pelo Grupo Esfera Brasil. Entre os presentes ao jantar, estavam Benjamin Steinbruch (sócio da siderúrgica CSN (BVMF:CSNA3)), Abilio Diniz (sócio do grupo Carrefour (BVMF:CRFB3) e da empresa de investimentos Península) e André Esteves (sócio do BTG Pactual (BVMF:BPAC11)), conforme apurou o Estadão. O encontro ocorreu na casa do fundador do grupo, João Camargo. Também estavam o dono da Riachuelo (BVMF:GUAR3), Flávio Rocha, e Josué Gomes, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Além destes, também compareceram o presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Isaac Sidney, e Fábio Ermírio de Moraes, conselheiro e sócio do Grupo Votorantim. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Preocupado com os investimentos com a proximidade das eleições? Conversamos com especialistas que apontaram como lidar com esse momento! Confira no podcast Estratégia de Carteira no player abaixo ou na sua plataforma de áudio favorita, como Spotify, Deezer, Google ou Apple Podcasts.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações