Eleições 2022: Lula amplia intenção de votos e Bolsonaro recua, segundo XP/Ipespe

Investing.com

Publicado 17.08.2021 15:04

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - A tendência de intenções de votos no ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) continua em alta para as eleições de 2022, segundo a rodada de agosto da pesquisa XP/Ipespe divulgada hoje. Entre as mil pessoas entrevistadas, 40% declararam a opção pelo petista, dois pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 24%, dois pontos a menos que na última sondagem.

Esta é a quinta pesquisa em que o ex-presidente repete a tendência de alta. Em março, quando o nome de Lula voltou ao questionário, ele tinha 25% das intenções. Atrás dele e de Bolsonaro aparecem o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) com 10% do eleitorado, o ex-juiz Sérgio Moro (sem partido) com 9%, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) com 4% cada.

Em um segundo cenário, no qual o governador de São Paulo João Doria (PSDB) é testado no lugar de Leite, são incluídos os nomes do apresentador José Luiz Datena (PSL) e Rodrigo Pacheco (PSD) e o de Sérgio Moro é retirado, a intenção de voto em Lula passou de 25% em julho para 28% neste mês, enquanto Bolsonaro se manteve estável com 22%. O atual governador de São Paulo e o apresentador de TV teriam 5% dos votos cada e o presidente do Senado teria 1%. 

Em um provável segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a pesquisa de agosto mostra que o petista avançou dois pontos, enquanto o atual presidente recuou três. Agora, Lula venceria as eleições com 51% dos votos contra 32% de Bolsonaro, segundo o levantamento da XP/Ipespe.

Avaliação do governo Bolsonaro/h2

A pesquisa também mostrou uma tendência de alta na avaliação negativa do governo de Jair Bolsonaro. Entre os entrevistados, 54% consideram a atual gestão como ruim ou péssima contra 52% no mês passado. A rejeição vem crescendo desde outubro de 2020, quando 31% diziam considerar a gestão ruim ou péssima. 

Por outro lado, os que veem o governo como bom ou ótimo somam 23%, dois pontos a menos que na pesquisa de julho. Os dois números são os piores para o governo desde o início da série.

A insatisfação com o governo é acompanhada pela piora na percepção econômica, já que 63% dos entrevistados consideram que a economia do país não caminha para uma boa direção, uma alta de quatro pontos percentuais em relação ao mês passado. Porém, essa visão contrasta com outros indicadores. Por exemplo, a percepção sobre as chances de manutenção do emprego segue em tendência de alta desde maio, com 56% do público considerando como grande ou muito grande a possibilidade de continuar empregado.

A pesquisa XP/Ipespe foi feita entre os dias 11 a 14 de agosto, com mil pessoas de todo o país. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações