Em comício no Pará, Bolsonaro diz que Lula 'continuará no lixo da história'

Estadão Conteúdo

Publicado 22.09.2022 12:03

Atualizado 22.09.2022 15:11

Em comício no Pará, Bolsonaro diz que Lula 'continuará no lixo da história'

Durante discurso em Belém (PA) nesta quinta-feira, 22, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que seu principal adversário na corrida pelo Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), "continuará no lixo da história". A um grupo de apoiadores, o candidato também voltou a afirmar que vai vencer a eleição no primeiro turno, embora as pesquisas de intenção de voto não apontem essa possibilidade. "Fiquem tranquilos, o Lula continuará no lixo da história. Este cara nunca mais vai roubar o povo brasileiro. Ser (BVMF:SEER3) honesto não é virtude, é obrigação de qualquer cidadão", disse Bolsonaro, após os militantes gritarem "Lula, ladrão, seu lugar é na prisão". A fala do presidente faz parte da estratégia montada por sua campanha à reeleição. A ordem é intensificar os ataques contra Lula e o PT para tentar aumentar a rejeição do petista na reta final antes do primeiro turno.

O presidente tem subido o tom contra Lula ao longo da campanha. Na última sexta-feira, 16, em Londrina, no Paraná, Bolsonaro associou o PT ao "mal", à "corrupção" e a "tudo que não presta". No dia 14, em Natal (RN), o candidato à reeleição comparou a eleição a uma "encruzilhada" e também atacou o petista. No dia 9, em Araguatins (TO), o chefe do Executivo disse que iria "varrer" o PT para o "lixo da história" se fosse reeleito.

No discurso aos apoiadores hoje, Bolsonaro também focou na pauta de costumes, com críticas ao aborto, à ideologia de gênero e à legalização das drogas. "Dizer a vocês que o Estado pode ser laico, mas o seu presidente é cristão. E nós, diferentemente do outro candidato, nós defendemos a vida desde a sua concepção, nós dizemos não ao aborto, nós dizemos não à ideologia de gênero, nós dizemos não à legalização das drogas", disse o chefe do Executivo. Bolsonaro ainda exaltou indicadores econômicos do País e ressaltou a queda no preço da gasolina, a deflação mensal e o aumento do Auxílio Brasil. "Isso só é possível porque é um governo que não rouba, que não tem corrupção, é um governo que respeita o seu povo", afirmou. "A todos vocês eu só tenho a agradecer o apoio que tive em 2018. E tenho certeza que o apoio será dobrado por ocasião das eleições de 2 de outubro. E o que é melhor: nós vamos ganhar no primeiro turno", emendou Bolsonaro. Nos últimos dias, o entorno do presidente tem tentado afastar o "clima de derrota" na militância. Com a estagnação de Bolsonaro nas pesquisas e a ofensiva de Lula pelo voto útil para tentar vencer no primeiro turno, a campanha tem apostado em fatos que mostrem "força política", como os atos de apoiadores no 7 de setembro, a viagem a Londres para o funeral da rainha Elizabeth II e o discurso na abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Falar em vitória no primeiro turno faz parte dessa estratégia.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações