Empresas de tecnologia firmam pacto para combater uso da IA em fake news nas eleições

Estadão Conteúdo

Publicado 17.02.2024 16:48

Atualizado 17.02.2024 20:10

Empresas de tecnologia firmam pacto para combater uso da IA em fake news nas eleições

Grandes companhias de tecnologia assinaram um pacto na sexta-feira, 16, para adotar de forma voluntária "precauções razoáveis" para evitar o uso de ferramentas de inteligência artificial para produzir fake news e interferir em eleições democráticas por todo o mundo.

Executivos da Adobe (NASDAQ:ADBE), Amazon (NASDAQ:AMZN), Google (NASDAQ:GOOGL), IBM (NYSE:IBM), Meta, Microsoft (NASDAQ:MSFT), OpenAI e TikTok firmaram um acordo na Conferência de Segurança de Munique e anunciaram um novo arcabouço para responder contra notícias falsas, que possam atingir eleitores. Outras 12 empresas, entre elas a X, ex-Twitter, também participam do pacto.

"Todos reconhecem que não há uma única empresa de tecnologia, um único governo e uma única sociedade civil capaz de lidar de forma isolada com o advento desta tecnologia e seus possíveis usos nefastos", disse Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta.

O acordo é amplamente simbólico, mas tem como objetivo combater imagem, áudio e vídeo produzidos por inteligência artificial "que enganosamente é falsa ou altera a aparência, voz ou ações de candidatos políticos, autoridades de eleições, e os principais interessados em uma eleição democrática, ou que forneça falsa informação para eleitores sobre quem, quando e como eles podem votar legalmente."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações