Equipe de Tebet é única boa notícia do novo governo na economia, avalia Rio Bravo

Investing.com

Publicado 25.01.2023 14:34

Investing.com - Em sua carta mensal de janeiro, a Rio Bravo Investimentos afirmou que a única boa notícia na área econômica do governo eleito foi o anúncio da equipe da ministra do Planejamento Simone Tebet, que teria se cercado “dos melhores especialistas do país nas suas respectivas áreas”.

No documento, a Rio Bravo, que conta com o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco como sócio fundador, lamentou a falta de apresentação até o momento de um plano crível de sustentabilidade fiscal. Ainda que o ministro da Fazenda Fernando Haddad tenha apresentado medidas para minimizar os impactos da situação da dívida públicas, seria necessário apresentar outras estratégias para equilibrar as contas de fato.

“O tímido plano de consolidação fiscal apresentado é muito focado em aumento de receitas e envolto em otimismos exacerbados, não sendo capaz nem de cobrir o buraco criado pela PEC da transição. Acreditamos que a vontade do governo é conjugá-lo com um novo arcabouço fiscal e com uma reforma tributária, que tragam de volta a credibilidade perdida”, diz a carta.

Segundo a Rio Bravo, as incertezas que rondam a situação fiscal pioram as estimativas dos agentes econômicos e uma referência desse quadro é o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. A pesquisa com economistas consultados pela autoridade monetária já indica piora nas projeções de inflação para 2023 e 2024.

A situação pressiona o Banco Central, que seria obrigado a apresentar maior rigidez no discurso sobre o controle e vigilância da inflação, visando ancorar as expectativas.

Em relação à política monetária, a Rio Bravo afirma que ainda não enxerga elevações residuais na Selic neste ano. No entanto, o comportamento recente “atribui um viés de alta para as projeções da Selic ao final do ano”, pondera a Rio Bravo em documento.

h2 Acompanha a situação do Regime de Metas de Inflação? Entenda melhor como funciona no vídeo:/h2

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações