Espero que institutos de pesquisa não dobrem a aposta no 2º turno, diz Bolsonaro

Estadão Conteúdo

Publicado 05.10.2022 08:20

Atualizado 05.10.2022 11:41

Espero que institutos de pesquisa não dobrem a aposta no 2º turno, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar os institutos de pesquisa nesta quarta-feira, 5, após o ministro da Justiça, Anderson Torres, ter pedido na véspera para a Polícia Federal investigar as empresas. A declaração do chefe do Executivo, em pronunciamento no Palácio da Alvorada, foi endossada pelo governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que declarou apoio a Bolsonaro no segundo turno. "Muitos votaram em quem estava na frente para não ter segundo turno, para botar um ponto final nas eleições, para não perder mais um domingo, segundo a ideia dessas pessoas. Arrastaram, sim, pessoas para lá. Tanto é que, quando foi anunciado o segundo turno no domingo, o que aconteceu com nossa economia na segunda-feira? O dólar caiu demais, a bolsa subiu bastante, é uma demonstração de que estavam precificando o que apontavam os institutos de pesquisa, a volta do PT ", disse Bolsonaro. "A intenção é interferir na democracia. Isso é antidemocrático", emendou.

O chefe do Executivo também afirmou esperar que os institutos "não dobrem a aposta" no segundo turno. Na primeira etapa da disputa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro. A pesquisa Datafolha divulgada na véspera da eleição apontava o petista com 50% e o candidato à reeleição com 36%. O levantamento do Ipec, por sua vez, mostrava o candidato do PT com 51% e o chefe do Executivo com 37%.Ibaneis, por sua vez, disse que quem vai determinar se haverá ou não investigação contra os institutos é a Polícia Federal. "Agora, é criminoso, por exemplo, colocarem aqui, um dia antes da eleição, um candidato que teve 4% com 16%, isso só pode ser crime", declarou o governador do DF, ao lado de Bolsonaro. "Os institutos de pesquisa no Brasil têm agido contra a democracia e merecem, sim, serem investigados e punidos", emendou.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações