Ex-MDIC, deputado Marcos Pereira lamenta saída da Ford e cobra Economia

Estadão Conteúdo

Publicado 11.01.2021 16:09

Atualizado 11.01.2021 19:40

Ex-MDIC, deputado Marcos Pereira lamenta saída da Ford e cobra Economia

Presidente do Republicanos e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) no governo de Michel Temer, o deputado federal Marcos Pereira (SP) lamentou o anúncio da Ford (NYSE:F); (SA:FDMO34), nesta segunda-feira, 11, de encerrar a produção de veículos no Brasil. Ele cobrou do Ministério da Economia um "olhar mais amigável" para empregadores no País.

O deputado também citou uma máxima, segundo a qual a economia pode decidir eleições presidenciais, alertando sobre o que o fechamento de montadoras prenunciaria para o pleito nacional de 2022.

Em sua conta no Twitter, Pereira escreveu que o encerramento das atividades fabris da Ford resultará em mais de 5 mil desempregados. "Em dezembro foi a Mercedes-Benz. Agora a Ford. Quem será a próxima?", questionou.

Primeiro vice-presidente da Câmara, Pereira também fez referência a uma declaração do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, refutando conceder incentivos tributários ou de outro tipo de benefícios à General Motors (NYSE:GM). Ao alto escalão da montadora, Costa teria dito, em janeiro de 2019: "Se precisar fechar, fecha."

Concluindo a sequência de publicações no Twitter sobre fechamentos de fábricas de montadoras estrangeiras no Brasil que se concretizaram ou poderiam se concretizar, Pereira fez, por fim, um alerta sobre as próximas eleições, quando o presidente da República, Jair Bolsonaro, pretende buscar um novo mandato.

"Se é verdade que saúde econômica pode decidir as eleições presidenciais, com estes anúncios, podemos dizer que 2022 está logo aí, e quem viver verá", escreveu o presidente do Republicanos.

Na disputa pela Presidência da Câmara, o partido de Pereira embarcou na candidatura de Arthur Lira (Progressistas-AL), apoiada pelo Palácio do Planalto. Seu principal adversário é o presidente do MDB e líder da sigla na Casa, Baleia Rossi (SP), aliado de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que deixa o comando da Mesa Diretora em fevereiro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações