Fatos da Semana: tensão entre Poderes e mudança na meta de 2025

Poder360

Publicado 20.04.2024 08:06

Fatos da Semana: tensão entre Poderes e mudança na meta de 2025

No quadro Fatos da Semana, o Poder360 reúne os principais eventos da semana que se encerra neste sábado (20.abr.2024).

h2 Governo elimina superavit/h2

Na 2ª feira (15.abr.2024), o governo apresentou um projeto de lei que altera a meta de superavit primário de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2025 para deficit zero, a mesma meta de 2024. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que isso poderá afetar os juros.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na 4ª feira (17.abr.2024) em encontro do FMI (Fundo Monetário Internacional), em Washington D.C., que é preciso estabilizar a dívida do governo. A alta no governo Lula já foi de R$ 1 trilhão.

h2 Senado aprova PEC das drogas/h2

Na 3ª feira (16.abr.2024), o Senado aprovou em 2 turnos a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das drogas. O texto proíbe o porte e a posse de todas as drogas, incluindo a maconha. O projeto foi uma iniciativa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) iniciar a votação da descriminalização do porte de drogas para uso pessoal.

h2 Imposto de Renda/h2

Na 4ª feira (17.abr.2024), o Senado aprovou , em votação simbólica, quando não há registro nominal de votos, o projeto que isenta o Imposto de Renda para quem recebe até 2 salários mínimos por mês. Como não houve alterações em relação ao texto aprovado na Câmara, segue para a sanção presidencial.

O projeto é de autoria do líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE). A proposta é prioridade da gestão petista e foi relatado na comissão pelo líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). A promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no entanto, é isentar quem ganha até R$ 5.000 –algo que ele repetiu em julho e em agosto de 2023.

h2 Abertura de CPIs/h2

Na 3ª feira (16.abr.2024), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sugeriu, em reunião com líderes de partidos, a abertura de CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) contra o governo.

As arestas na relação de Lira com o governo cresceram depois da votação que manteve o deputado Chiquinho Brazão preso. Governistas disseram que Lira e seu preferido à sucessão, Elmar Nascimento (União Brasil-BA), saíram enfraquecidos por terem trabalhado pela soltura de Brazão. Essa análise foi espalhada pelo Planalto. Lira negou.

h2 Governo quer mais gás/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na 5ª feira (18.abr.2024), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o governo pretende ampliar a infraestrutura para acesso ao gás natural. A ideia é reduzir a reinjeção nos campos de petróleo, atualmente em 52%.

h2 Prévia do PIB/h2

A prévia do PIB (Produto Interno Bruto) do Banco Central subiu pelo 4º mês consecutivo. Avançou 0,4% em fevereiro em relação a janeiro, na série com ajuste sazonal. Em comparação com fevereiro de 2023, a atividade econômica cresceu 2,59%. Avançou 2,95% no 1º bimestre e acumulou alta de 2,34% em 12 meses.

Leia mais em Poder360

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações