Governo e oposição chegam a acordo e adiam votação de vetos sobre saidinhas e LSN

Estadão Conteúdo

Publicado 09.05.2024 09:58

Atualizado 09.05.2024 13:10

Governo e oposição chegam a acordo e adiam votação de vetos sobre saidinhas e LSN

Governo e oposição chegaram a um acordo, após mais de uma hora de discussão no plenário, e decidiram adiar a votação dos vetos presidenciais sobre as saídas temporárias dos presídios e sobre a revogação da Lei de Segurança Nacional (LSN).

Também foram adiados os vetos sobre a isenção de bagagens em viagens aéreas, trechos da mudança na Lei das Licitações e partes da flexibilização no registro de agrotóxicos. Outros vetos que estavam na pauta, como os vetos às leis orgânicas das Polícias Civis e Militares e Bombeiros Militares, à isenção de ICMS no trânsito de produtos da mesma empresa, o que trata das áreas de reserva legal, o da Lei Geral do Esporte e o da regularização fundiária na Amazônia também foram postergados.

A próxima sessão do Congresso foi marcada para o dia 28 de maio, uma terça-feira antes do feriado de Corpus Christi. O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que não haverá um novo adiamento da votação dos vetos sobre as saidinhas e a Lei de Segurança Nacional.

A discussão sobre os vetos que seriam adiados levou mais de uma hora no início da sessão do Congresso Nacional. O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), apresentou a lista de vetos em que haveria acordo entre a base governista e a oposição para o adiamento para a próxima sessão.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), líder da minoria no Congresso, pediu, porém, que também fosse adiada a votação do veto sobre a revogação da Lei de Segurança Nacional. Em troca, o governo sugeriu postergar também a discussão sobre a decisão de Lula de barrar o fim das saídas temporárias.

Depois de negociar com o governo e com Pacheco, Flávio Bolsonaro e a oposição concordaram em adiar a votação do veto das saídas temporárias. O tema era um dos principais para a direita, que pretendia dar um recado ao governo e derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao dispositivo aprovado pelos deputados e senadores no início deste ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações