Haddad projeta que PIB crescerá 3% em 2023

Poder360

Publicado 01.09.2023 17:41

Atualizado 01.09.2023 18:11

Haddad projeta que PIB crescerá 3% em 2023

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, projetou nesta 6ª feira (1º.set.2023) um crescimento de 3% para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2023. Na sua visão, a alta de 0,9% no 2º trimestre em relação ao trimestre anterior “surpreendeu positivamente” o governo.

“A gente fica feliz que as projeções do início do ano, feitas pelo Ministério da Fazenda, que eram de um crescimento superior a 2%, estão sendo superadas e o crescimento do PIB deste ano deve atingir a marca de 3%”, declarou.

Haddad falou sobre o tema em entrevista a jornalistas, no escritório do ministério, em São Paulo. Mencionou as projeções do mercado financeiro no início do ano, que apontavam alta de 0,8% do PIB em 2023. A Fazenda também emitiu uma nota informativa (íntegra – PDF – 343 kB).

“Nós estamos aí com uma expectativa ainda melhor que tinhamos em janeiro, quando as nossas projeções indicavam crescimento superior a 2%. Nessa mesma época, as médias do mercado eram de crescimento inferior a 1%”, declarou.

Em março, a Fazenda revisou a estimativa de crescimento de 2,1% para 1,6%. “Em relação ao que estava sendo projetado pelo mercado para a economia brasileira, no começo do ano, nós estamos com um crescimento 3 vezes superior”, completou Haddad.

h2 Dados do PIB/h2

Em valores correntes, o PIB brasileiro somou R$ 2,65 trilhões. Na comparação com o 2º trimestre de 2022, o crescimento foi de 3,4%.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados nesta 6ª feira (1º.set.2023). Eis a íntegra do relatório (1,5 MB).

No semestre, a alta acumulada foi de 3,7%. Segundo o instituto vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento, as altas na indústria (0,9%) e no setor de serviços (0,6%) contribuíram para o crescimento. Já a agropecuária recuou 0,9%.

As projeções do mercado financeiro obtidas pelo Poder360 indicavam que o país cresceria 0,3% no período em relação ao 1º trimestre de 2023, quando a atividade econômica cresceu 1,9%. O avanço, portanto, foi acima do esperado.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações