Justiça manda GM reintegrar trabalhadores demitidos

Poder360

Publicado 01.11.2023 08:39

Justiça manda GM reintegrar trabalhadores demitidos

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região determinou na 3ª feira (31.out.2023) a reintegração de 839 trabalhadores demitidos pela GM (General Motors (NYSE:GM)) da fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo.

A decisão liminar (urgente e provisória) do desembargador João Alberto Alves Machado atende a uma manifestação do Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região). Os representantes da categoria justificam que as demissões violam o acordo coletivo entre a montadora e os trabalhadores.

O desembargador ordenou a reintegração imediata de todos os demitidos, “com pronta reinserção na folha de pagamentos (e mantidos todos os direitos e condições vigentes antes das demissões), a partir do dia 1º de novembro de 2023; determino, mais, que não promova a dispensa de novos trabalhadores, sem a imprescindível negociação prévia”, diz nota do sindicato.

Caso a montadora não cumpra a decisão, terá de pagar multa diária de R$ 1.000,00 por trabalhador dispensado ou não reintegrado, reversíveis em favor dos respectivos representados, até o limite do valor atual do salário mensal do ex-funcionário.

Os metalúrgicos estão em greve desde 2ª feira (23.out), em protesto contra demissões comunicadas por telegrama no sábado (21.out). A categoria também exige estabilidade no emprego e manutenção dos postos de trabalho.

Conforme o sindicato, a GM assinou em 28 de junho um “acordo de layoff [suspensão do contrato de trabalho por prazo determinado] que garantia estabilidade no emprego para todos os funcionários da fábrica até maio de 2024”.

O Sindmetal realiza uma assembleia com os trabalhadores na manhã desta 4ª feira (1º.nov).

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações