Legislativo tem harmonia “agitada” com outros poderes, diz Alckmin

Poder360

Publicado 17.04.2024 14:30

Atualizado 17.04.2024 15:11

Legislativo tem harmonia “agitada” com outros poderes, diz Alckmin

O presidente interino, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou na manhã desta 4ª feira (17.abr.2024) que o Poder Legislativo, representado pelo Congresso Nacional, mantém uma harmonia “agitada” com os demais Poderes. Para Alckmin, trata-se de uma “agitação positiva” por ser resultado de debates saudáveis.

“Sempre tem, ela [a harmonia] é agitada, mas tem. É uma agitação positiva, porque é fruto do diálogo, do debate”, disse Alckmin a jornalistas depois de participar de evento do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) com o Cass (Academia Chinesa de Ciências Sociais), para celebrar os 50 anos da parceria do Brasil com a China.

Ele defendeu que os poderes são independentes, mas que devem ser “harmônicos”. Disse ainda que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um governo do “diálogo”.

Alckmin está como presidente interino enquanto Lula está fora do país. O petista viajou para a Colômbia na 3ª feira (17.abr) para uma série de eventos em Bogotá com o presidente colombiano, Gustavo Petro.

h2 CONGRESSO X STF E PLANALTO/h2

A declaração de Alckmin é feita em um cenário de crescente tensão entre o Congresso Nacional com o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Palácio do Planalto.

Na última semana, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) fez duras críticas a Alexandre Padilha, responsável por chefiar a Secretaria de Relações Institucionais. Lira afirmou que o ministro era “incompetente” e responsável por plantar “notícias falsas” sobre o Congresso.

Já no Senado Federal, o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) enfrenta uma relação difícil com o Supremo desde 2023, quando tiveram início vários julgamentos que colocavam a Corte em oposição ao Congresso.

Na 3ª feira (17.abr), o Senado aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) das drogas –que proíbe o porte e a posse de todas as drogas, incluindo a maconha. O texto foi uma iniciativa de Pacheco, depois de o STF iniciar a votação da descriminalização do porte de drogas para uso pessoal.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações