Linhas concedidas de metrô e trem transportaram 147 milhões em SP

Poder360

Publicado 29.10.2023 10:15

Atualizado 29.10.2023 10:40

Linhas concedidas de metrô e trem transportaram 147 milhões em SP

No 3º trimestre de 2023, a ViaMobilidade e ViaQuatro, concessionárias de trem e metrô que atendem a capital e região metropolitana de São Paulo, transportaram mais de 147,6 milhões de passageiros, registrando um aumento de 5,9%, na comparação com o mesmo período de 2022, quando esse número foi de 139,4 milhões. O levantamento leva em conta o transporte de passageiros realizado em dias úteis e nos finais de semana do mês nas 4 linhas concedidas pelo governo de São Paulo à iniciativa privada.

Considerando apenas o mês de setembro, as duas concessionárias transportaram mais de 50 milhões de passageiros, registrando um aumento de 7,2%, na comparação com o ano anterior. As linhas que tiveram os maiores crescimento foram a Linha 9 (9,3%) e a Linha 8 (9,1%).

O maior crescimento registrado foi na Linha 4-Amarela, de 9,4%, totalizando 45,5 milhões de passageiros no período. Operada pela ViaQuatro, o transporte de passageiros entre as estações Vila Sônia e Luz chegou a 16,6 milhões somente em outubro. No comparativo com o mesmo período de 2022, a concessionária registrou um crescimento de 7,4%.

O maior fluxo de usuários é nos dias úteis. Em setembro, a média de passageiros da transportados em dias úteis foi de 672,4 mil. A empresa é responsável por 11 estações.

Já a Linha 5-Lilás, administrada pela ViaMobilidade, teve alta de 7,6%, enquanto as linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante, também da concessionária, tiveram variação positiva de 2,3% e 1,7%, respectivamente. Ao todo, foram 33,4 milhões de passageiros transportados em setembro. O volume de usuários foi 7,1% maior do que o registrado no mesmo mês de 2022.

Somente a linha metroviária 5-Lilás registrou a entrada de 13,7 milhões de usuários em suas 17 estações, que ligam o bairro de Capão Redondo à Chácara Klabin (BVMF:KLBN11). O trecho teve alta de 7,4% no comparativo. Durante os dias úteis, a média de pessoas que utilizam a linha é de 557,3 mil.

Já as linhas ferroviárias 8-Diamante e 9-Esmeralda transportaram 8,5 milhões e 11,1 milhões de passageiros no último mês, respectivamente. Os aumentos foram de 1,6% e de 9,3%, e a média de pessoas transportadas de segunda a sexta-feira foi 346,7 mil e 443,9 mil durante o último mês, respectivamente.

A Linha 8-Diamante conta com 22 estações e liga Amador Bueno, em Itapevi, à estação Júlio Prestes, no centro da capital. Já a Linha 9-Esmeralda, com 20 estações, liga Mendes-Vila Natal a Osasco.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Com informações do Governo de São Paulo.

Leia mais em Poder360

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações