Lula: Caso Americanas foi fraude que pode chegar à Ambev e compara Lemann a Eike

Estadão Conteúdo

Publicado 02.02.2023 16:20

Atualizado 02.02.2023 20:01

Lula: Caso Americanas foi fraude que pode chegar à Ambev e compara Lemann a Eike

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quebrou o silêncio sobre o caso Americanas SA (BVMF:AMER3) e afirmou que o rombo bilionário na varejista foi uma fraude. Para o petista, Jorge Paulo Lemann, um dos acionistas de referência da companhia, pode ter levado as práticas contábeis encontradas para a Ambev (BVMF:ABEV3) e terá o mesmo destino de Eike Batista, empresário que chegou a ser preso por manipulação de mercado.

"Quando era pequeno, a gente aprendia: nada como um dia atrás do outro. Esse Lemann era vendido como suprassumo do empresário bem sucedido no planeta Terra. Era o cara que financiava jovens para estudar em Harvard e formar novo governo. Ele era o cara que falava contra corrupção todo dia e depois ele cometeu fraude que pode chegar a R$ 40 bilhões", criticou o presidente. "E agora me parece que está chegando na Ambev também. Ou seja, vai acontecer o que aconteceu com Eike Batista. As pessoas vendem ideias que eles não são."

As declarações foram dadas em entrevista à RedeTV! que vai ao ar nesta noite, a partir das 23h15. O portal UOL divulgou trechos da conversa com o jornalista Kennedy Alencar, que trabalha para os dois veículos.

Questionado se o caso Americanas foi uma "pedalada", Lula chamou o caso de "motociata". "O que fico chateado é que qualquer palavra que fale na área social, 'vou aumentar salário mínimo em 10 centavos', 'corrigir imposto de renda', 'melhorar os pobres', o mercado fica nervoso, irritado. Agora, um deles joga fora R$ 40 bilhões de uma empresa que parecia ser a empresa mais saudável do planeta, o mercado não fala nada, fica em silêncio. Por que tanto amor pelos grandes e desinteresse pelos menores?", questionou o petista.

O mercado financeiro, porém, reagiu com liquidação das ações da Americanas, com impacto sobre o Ibovespa. A B3 (BVMF:B3SA3) excluiu os papéis da empresa de todos os seus índices após ela entrar em recuperação judicial.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações