Lula defende aumentar quantidade de biodiesel misturada no diesel

Poder360

Publicado 14.09.2023 13:15

Atualizado 14.09.2023 14:41

Lula defende aumentar quantidade de biodiesel misturada no diesel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 5ª feira (14.set.2023) que pode convidar o CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) para aumentar a mistura de biodiesel no diesel para até 14%. Em evento sobre o tema no Palácio do Planalto, defendeu ser possível fazer o aumento da produção e que o Brasil pode se tornar uma potência mundial em produção de combustíveis verdes.

“Quem sabe a gente tenha que convidar outra vez o conselho de política energética e quem sabe a gente aumente de 12% para 13%, de 12% para 14%. Porque tá provado que é possível a gente aumentar a produção”, declarou.

Lula disse ainda que o Brasil não deve depender de outros países dizerem se é ou não possível aumentar essa mistura e afirmou que deve enviar um projeto para o Congresso com a proposta.

“Nós não temos que depender de alguém dizer se a gente pode ou não. É uma decisão do governo brasileiro com a aprovação de projeto que mandaremos para a Câmara e para o Senado para que o Brasil tome conta do seu nariz”, disse.

Segundo ele, o país pode se tornar para os combustíveis limpos o que o Oriente Médio representa para a produção de petróleo.

“A natureza de um lado e a irresponsabilidade do ser humano do outro, de tanto desmatar o planeta e de tanto poluir o planeta, está dando uma nova chance ao Brasil. A chance de que a gente pode se transformar em uma coisa tão ou mais importante do que o oriente médio é para o petróleo, a gente pode ser para os combustíveis renováveis”, afirmou.

O petista encaminhou nesta 5ª (14.set) o projeto de lei do Programa Combustível do Futuro para a Câmara dos Deputados. O texto foi elaborado pelo Ministério de Minas e Energia e visa a descarbonizar a matriz de transportes brasileira.

O texto estabelece ações nas áreas de automóveis individuais, transporte de carga e aviação. Uma das ações é aumentar o limite máximo de mistura de etanol anidro na gasolina comum, passando dos atuais 27,5% para 30%.

No diesel, o ritmo de elevação da adição de biodiesel é de 1 ponto percentual a mais por ano. Hoje, tem na mistura 12% do combustível sustentável; em 2024, o percentual vai a 13%. O governo quer acelerar esse aumento.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações