Lula diz ter acionado STF para negociar desoneração com empresários

Poder360

Publicado 07.05.2024 16:29

Lula diz ter acionado STF para negociar desoneração com empresários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (7.mai.2024) que o objetivo do governo federal ao ter acionado o STF (Supremo Tribunal Federal) para suspender a prorrogação da desoneração da folha de pagamento foi “sentar à mesa para negociar” com os empresários. O presidente afirmou que a regra, da forma como estava, serve apenas para “aumentar o lucro” das empresas.

“Só desoneração do jeito que eles querem é só para aumentar o lucro. E nós queremos que tenha contrapartida. Falei sobre isso com presidente do Senado”, afirmou o petista.

“Eu quero desoneração para quê? Só para aumentar meu lucro ou para aumentar salário ou manter estabilidade dos trabalhadores? Então quando nós entramos na Suprema Corte para que a gente suspendesse a desoneração, o objetivo era sentar na mesa (sic) e negociar”, disse. Lula participou do programa “Bom dia, presidente”, veiculado pelos CanalGov.

Em 25 de abril, o ministro do STF Cristiano Zanin concedeu liminar para suspender a eficácia dos trechos da lei 14.784 de 2023, que prorrogou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia até 2027. A decisão atendeu um pedido do governo federal, que havia sido protocolado no dia anterior.

A decisão foi levada ao plenário da Corte e há, por enquanto, 5 votos favoráveis por sua manutenção. O julgamento, no entanto, foi pausado após o ministro do STF Luiz Fux ter pedido vista (mais tempo para avaliação) em 26 de abril. Ele tem 90 dias para apresentar seu voto. Enquanto isso, a decisão de Zanin é válida.

A estratégia do governo foi fortemente criticada por congressistas, especialmente pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele classificou a ação como um “erro primário” do governo.

Durante a entrevista desta 3ª feira (7.mai), Lula disse que não há garantias de que, se mantida a desoneração, as empresas garantirão os empregos ou a estabilidade dos trabalhadores.

“Cada empresário diga o que vai fazer. Esse negócio de dizer que vai garantir emprego ninguém garante que mantém emprego. Qual é o contrato que diz que ele vai garantir emprego? Que na primeira crise não vai mandar gente embora? Não tem nada escrito. O que queremos apenas é seriedade dos empresários”, disse.

Lula culpou ainda o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pela amplitude da política de desoneração, implementada ainda no governo de Dilma Rousseff (PT).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

“No governo da Dilma foram R$ 540 bilhões de desoneração. Aí já era o Cunha o presidente da Câmara. A Dilma mandava desonerar esse copo e ele desonerava o copo, a xícara, o pires, a mesa, até a água que não tinha no copo. Aí levava a um desastre. Toda vez que o estado tomou a decisão de não arrecadar um determinado tributo, ele tem que saber o que vai compensar aquele tributo. Não queremos deixar de negociar”, disse.

h2 Déficit fiscal/h2

Lula disse ficar irritado com a discussão sobre o deficit fiscal. Para ele, o debate é inócuo e não ocorre em mais nenhum país do mundo. Afirmou ter responsabilidade fiscal “demais” e criticou o mercado financeiro por não olhar o “deficit social”.

“Você tem que saber se você está gastando ou se você está investindo. […] Eu não vou gastar nunca mais do que eu tenho para gastar. Mas se eu tiver que gastar para fazer um ativo novo, eu vou fazer o que qualquer empresário faz”, pontuou.

Leia mais em Poder360

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações