Lula entra em caso Braskem e se reunirá com políticos de Alagoas

Poder360

Publicado 11.12.2023 20:27

Atualizado 12.12.2023 09:48

Lula entra em caso Braskem e se reunirá com políticos de Alagoas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizará reunião na 3ª feira (12.dez.2023) com políticos de Alagoas para discutir a emergência em Maceió por causa do afundamento do solo em bairros da cidade. O problema foi causado pela extração de sal-gema na capital alagoana feita pela Braskem (BVMF:BRKM5).

O encontro, que será no Palácio do Planalto às 9h30, reunirá o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e seu filho, o ministro dos Transportes, Renan Filho, adversários políticos no Estado. Também estarão presentes:

  • Paulo Dantas (MDB) – governador de Alagoas;
  • João Henrique Caldas, o JHC (PL), prefeito de Maceió;
  • Alexandre Padilha – ministro de Relações Institucionais;
  • Rodrigo Cunha (Podemos-AL) – senador;
  • Fernando Farias (MDB-AL) – senador.

JHC, como é conhecido o prefeito de Maceió, foi a Brasília nesta 2ª feira (11.dez) para reuniões com representantes do governo federal. Ele decidiu viajar depois que a mina 18 da Braskem se rompeu no domingo (10.dez), na lagoa Mundaú, localizada no bairro do Mutange.

Em comunicado, a prefeitura da capital alagoana informou que JHC vai solicitar à União o “pagamento imediato” de auxílios a pescadores e marisqueiros, que estão sem poder trabalhar.

Outra demanda do prefeito será um estudo da água da lagoa Mundaú.

O desastre na capital alagoana foi causado pela exploração de sal-gema em jazidas no subsolo, ao longo de décadas, pela Braskem. O sal-gema é um tipo de sal usado na indústria química.

Falhas graves no processo de mineração causaram instabilidade no solo. Ao menos 3 bairros da capital alagoana tiveram que ser completamente esvaziados em 2020 por conta de tremores de terra que abalaram a estrutura dos imóveis.

Nas últimas semanas, o risco iminente de colapso tem mobilizado autoridades, com afundamento do solo acumulado de mais de 2 metros.

Leia mais em Poder360

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações