Lula pode vencer eleição presidencial no 1º turno, diz PoderData

Reuters

Publicado 21.01.2022 08:34

Por Anthony Boadle

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém grande vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e pode vencer a eleição presidencial de outubro no primeiro turno, mostrou pesquisa PoderData divulgada na noite de quinta-feira pelo site de notícias Poder360.

Segundo a pesquisa, Lula tem 42% dos votos contra 28% para Bolsonaro. Na pesquisa anterior, um mês atrás, Lula tinha 40% e Bolsonaro 30%.

O apoio dos eleitores a Lula é agora quase igual ao apoio total a todos os outros candidatos, que está em 45%, indicando que ele poderia ganhar a eleição no primeiro turno, obtendo mais de 50% dos votos válidos.

Ainda de acordo com a pesquisa, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos) aparece com 8% das intenções de voto, ante 7% na pesquisa anterior, enquanto Ciro Gomes (PDT) tem 3%, ante 4%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), soma 2%, ante 4%, o deputado federal André Janones (Avante-MG) tem 2%, mesmo patamar da pesquisa anterior, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) soma os mesmos 1% da sondagem passada, assim como a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

Se a eleição for para um segundo turno, Lula derrotaria Bolsonaro por 54% a 32% dos votos, disse o PoderData.

O PoderData ouviu 3.000 eleitores por telefone em 511 cidades entre 16 e 18 de janeiro. A pesquisa tem uma margem de erro de 2 pontos percentuais.

Nem Lula nem Bolsonaro declararam formalmente suas candidaturas, mas os mercados financeiros já estão reagindo à perspectiva do retorno ao poder do líder petista.

Na quarta-feira, Lula mencionou o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como seu possível companheiro de chapa, ajudando a impulsionar o real para seu nível mais forte em relação ao dólar desde novembro.