Lula (PT) é eleito presidente do Brasil pela terceira vez

Investing.com

Publicado 30.10.2022 18:53

Atualizado 30.10.2022 20:01

O ex-presidente Lula está matematicamente eleito presidente do Brasil, segundo dados do TSE, com 99,95% das urnas apuradas. O petista, que assumirá seu terceiro mandato a partir do dia 1º de janeiro de 2023, registra 50,9% dos votos computados, ante 49,1% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). A diferença é atualmente de pouco mais de 2 milhões de votos.

Mesmo com apuração ainda em curso, a diferença não é mais possível de ser revertida, segundo os cálculos da Justiça Eleitoral. 

Esta é a primeira vez desde a redemocratização que um presidente não se reelege estando no poder. E, também, a primeira vez que um candidato é eleito para um terceiro mandato.

Lula, que completou 77 anos na última quinta-feira (27), voltará a ocupar o Palácio do Planalto 12 anos após ter deixado a presidência. O petista assumiu o país em 2003 após os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e deixou o cargo em 2010, quando foi sucedido pela correligionária Dilma Rousseff. Ex-metalúrgico e ex-sindicalista nascido em Garanhuns (PE), Lula também foi deputado constituinte.

Após deixar a presidência, o agora presidente eleito foi processado e ficou preso por 19 meses em razão das investigações da Operação Lava-Jato, que apurou a existência de desvios bilionários na Petrobras (BVMF:PETR4). Por estar detido entre 2018 e 2019, Lula ficou impossibilitado de concorrer à presidência contra Bolsonaro nas eleições em que o ex-capitão do Exército foi eleito.

O petista, no entanto, teve sua condenação anulada após o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar que o juiz Sérgio Moro foi parcial em julgamento relacionado ao triplex de Guarujá, anulando esse processo. Outros casos que investigavam o ex-sindicalista também haviam sido julgadas em jurisdição inadequada (em Curitiba, em vez de Brasília). Com essa mudança, os supostos crimes foram considerados prescritos. 

No primeiro turno, Lula e Bolsonaro haviam angariado, respectivamente, 48,43% e 43,20% dos votos, respectivamente, com uma diferença de 6,187 milhões de votos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações