Ministro dá diretoria nos Correios para apadrinhado de senador aliado

Estadão Conteúdo

Publicado 07.03.2023 05:30

Atualizado 07.03.2023 08:40

Ministro dá diretoria nos Correios para apadrinhado de senador aliado

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nomeou em uma das diretorias dos Correios, empresa vinculada à pasta, um apadrinhado do senador Weverton Rocha (PDT-MA), seu compadre e aliado. Weverton, por sua vez, empregou no Senado o sócio do haras do ministro. Como mostrou o Estadão nesta segunda, 6, esse sócio do haras é funcionário fantasma no gabinete da liderança do PDT no Senado.

O advogado José Rorício Aguiar de Vasconcelos Junior foi indicado para a função de diretor administrativo dos Correios pelo Ministério das Comunicações. O nome dele foi aprovado pelo Conselho de Administração da empresa em 3 de fevereiro. O salário é de R$ 40,6 mil. O currículo dele não aparece no site dos Correios.

Na cota de Weverton, Rorício foi diretor financeiro do Detran do Maranhão durante o governo Flávio Dino, hoje ministro da Justiça.

Gabinete

Sócio do haras controlado por Juscelino no Maranhão, Gustavo Gaspar foi nomeado em cargo no Senado, mas o chefe do gabinete da liderança do PDT admitiu que ele não dava expediente. Após contato da reportagem, Gaspar foi demitido e recontratado na Segunda-Secretaria da Casa, comandada por Weverton.

Gaspar é homem de confiança do ministro. A irmã dele foi contratada como assessora especial das Comunicações, com salário de R$ 13,2 mil. No papel, Gaspar é um dos sócios do Parque & Haras Luanna, onde Juscelino cria cavalos. O ministro é quem lidera o negócio, mas não aparece nos registros. A outra sócia é Luanna Rezende, irmã de Juscelino e prefeita de Vitorino Freire (MA), onde fica o empreendimento. O Estadão ligou para o haras, mas quem atendeu não soube informar quem era Gaspar.

Nome aprovado

Weverton negou "troca de interesses" nas nomeações de Gaspar e Rorício. "Não é correto colocar a nomeação (de Rorício) como 'na minha cota', visto que a escolha do nome obedeceu a critérios técnicos e foi aprovada pelo Conselho de Administração dos Correios", disse. O senador também afirmou que Gaspar trabalha com ele desde 2020 e não é "fantasma".

Gaspar não foi localizado. O Senado e Juscelino não se manifestaram. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações