Moro fala em 'liberdade' e critica governo Lula ao receber homenagem de Zema em MG

Estadão Conteúdo

Publicado 22.04.2023 10:40

Atualizado 22.04.2023 14:10

Moro fala em 'liberdade' e critica governo Lula ao receber homenagem de Zema em MG

O senador Sérgio Moro (União Brasil) foi homenageado pelo governador Romeu Zema (Novo) com a Medalha da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto, Minas Gerais. A tradicional cerimônia ocorreu na manhã desta sexta, 21, no centro da cidade histórica mineira. O ex-presidente Michel Temer também foi homenageado.

Em seu discurso, Moro citou "o exemplo de Tiradentes" e criticou o governo Lula e o PT. O senador, que desistiu da candidatura a presidente em 2022, tem se posicionado como um dos principais nomes da oposição ao PT no Congresso. No segundo turno da eleição presidencial, Moro apoiou o então presidente Jair Bolsonaro contra Luiz Inácio Lula da Silva - assim como Zema.

"A gente tem o exemplo de Tiradentes, que lutou pela liberdade para poder, naquela época, enfrentar um governo estrangeiro, lutar para poder falar o que ele pensava e escrever o que ele sabia contra um governo na época. Ele queria ajustar as suas contas diante de uma derrama de impostos", disse o senador.

"Eu posso dizer a vocês o seguinte: o exemplo de Tiradentes permanece vivo, e todos nós brasileiros temos que homenageá-lo. Temos um governo que também quer fazer o seu ajuste de contas por meio de aumento da carga tributária e de impostos, embora ele não saiba dizer muito como pretende fazê-lo. Acho que Tiradentes deu o exemplo, e nós não podemos aceitar passivamente o aumento de impostos para ser usado em gastos desnecessários feitos pelo governo", declarou.

Zema enalteceu o ex-juiz e relembrou a atuação de Moro à frente da Operação Lava Jato. "Na condução do processo judicial da Operação Lava Jato (Moro), foi fundamental para escancarar os desmandos com recursos públicos realizados por meio das estatais. Se para ocupar o cargo de presidente da Petrobras (BVMF:PETR4), agora é preciso experiência e capacidade de atuação no setor da empresa, devemos esse avanço ao presidente (Michel) Temer e ao senador Moro", concluiu Zema.

A homenagem a Moro ocorre na semana em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o senador ao Supremo Tribunal Federal por calúnia em razão de vídeo em que o ex-juiz insinua a venda de habeas corpus pelo ministro Gilmar Mendes. A gravação foi feita em tom jocoso, durante uma festa junina. Em nota, Moro afirmou que "os fragmentos do vídeo editado não revelam qualquer acusação contra o ministro" e repudiou a denúncia "açodada" da PGR. O senador evitou falar sobre o assunto durante a homenagem.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações