Moro pede demissão do Ministério da Justiça, diz jornal; Ibovespa acentua perdas

Investing.com

Publicado 23.04.2020 14:49

Investing.com - O ministro da Justiça Sergio Moro pediu demissão nesta quinta-feira após o presidente Jair Bolsonaro anunciar que pretende trocar a diretoria-geral da Polícia Federal, informa o jornal Folha de S.Paulo. Assessoria do Ministério negou a saída de Moro do governo. Além disso, a revista Crusoé diz que Moro comunicou a deputados da bancada da Segurança que continua no cargo.

Atualmente, Maurício Valeixo é o diretor-geral da Polícia Federal, escolhido por Moro. O presidente deseja ter uma influência maior na instituição. Bolsonaro tenta reverter a decisão do ministro, segundo o jornal.

Bela Megale informou, em seu blog em O Globo, que Moro condicionou sua permanência no governo se Valeixo prosseguir no cargo. Segundo a jornalista, fontes próximas ao jornalista disseram que Moro respondeu que, efetivada a troca de comando da PF, ele teria que sair do governo. Na avaliação de Moro, a PF garante autonomia contra eventuais interferências políticas com a permanência de Valeixo. 

Não é a primeira vez que Bolsonaro busca interferir no comando da instituição. As ameaças de trocar o diretor-geral ocorrem desde o ano passado, quando o presidente trocou diretores de uma superintendência da PF no Rio de Janeiro, além de ameaçar de tirar Valeixo do cargo. Além disso, Bolsonaro incentivou um movimento para recriação do Ministério da Segurança Pública, que poderia levar o desligamento da PF ao Ministério da Justiça comandado por Moro.

Moro chegou ao governo com status de superministro após deixar o cargo de juiz de 1ª instância em Curitiba (PR), mas foi perdendo influência com recuos e derrotas desde quando estourou o vazamento de troca de mensagens entre o então juiz e procuradores da Operação Lava Jato, em que havia indício de combinação de ação entre as duas partes.

A saída de Moro enfraquece a sua eventual candidatura a uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro, quando o ministro Celso de Mello vai se aposentar ao completar 75 anos.

 
Reação do mercado 
 
Os investidores reagiram mal a notícia. O Ibovespa acentuou a queda e perdeu os 79 mil pontos, o dólar voltou a subir forte e está na faixa de R$ 5,49. Analistas avaliam que saída de Moro azeda ainda mais a crise política em Brasília.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações