Nobel de Medicina vai para cientistas ligados à vacina contra covid

Poder360

Publicado 02.10.2023 08:19

Atualizado 02.10.2023 08:40

Nobel de Medicina vai para cientistas ligados à vacina contra covid

A húngara Katalin Kariko e o norte-americano Drew Weissman foram laureados nesta 2ª feira (2.out.2023) com o Nobel de Medicina 2023. Segundo a Assembleia do Nobel no Instituto Karolinska, da Suécia, eles foram premiados “por suas descobertas sobre modificações de bases de nucleosídeos” que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA (RNA mensageiro) eficazes contra a covid-19.

Segundo o comitê do Nobel, as “descobertas inovadoras” dos cientistas “mudaram fundamentalmente” a compreensão “de como o mRNA interage com o sistema imunológico”. Com isso, eles contribuíram para que fossem criadas um número “sem precedentes” de vacinas “durante uma das maiores ameaças à saúde humana nos tempos modernos”. Eis a íntegra (PDF – 1 MB) do comunicado, em inglês. Katalin Kariko e Drew Weissman vão dividir o prêmio de 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5 milhões).

A tecnologia de mRNA é usada há décadas e não se restringe aos imunizantes. Entretanto, foi no combate ao vírus da covid-19 que ganhou notoriedade. Foi usada, por exemplo, pela Pfizer (NYSE:PFE) e pela Moderna (NASDAQ:MRNA) em seus imunizantes contra a covid-19.

A vacina é feita a partir de um agente sintético de mRNA, que corresponde a uma determinada proteína do agente infeccioso ao invés do agente em si. Isso faz com que as células produzam proteínas específicas para combater a doença.

No caso da covid-19, o mRNA usado é um trecho de RNA responsável por dar a receita para que as células produzam exatamente a proteína spike do Sars-CoV-2, usada para entrar nas células do corpo. O mRNA está dentro de um lipídio cuja função é entrar nas células para que elas produzam sua própria proteína spike.

As células então fazem o processamento desta proteína e a apresentam para os linfócitos T. Estes linfócitos T, presentes no sistema imunológico, são responsáveis por combater o vírus sempre que entrarem em contato com ele.

Conforme o comitê do Nobel, a bioquímica húngara Katalin Karikó se dedicou ao desenvolvimento de métodos para usar o mRNA no combate a doenças. Na década de 1990, o cientista norte-americano Drew Weissman se juntou a sua pesquisa, dando início a “uma colaboração frutífera entre os 2, concentrando-se em como os diferentes tipos de RNA interagem com o sistema imunológico”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Eles descobriram que a resposta inflamatória causada em experiências anteriores com o uso da tecnologia “foi quase abolida quando modificações de base foram incluídas no mRNA”. Esta foi, segundo o Nobel, “uma mudança de paradigma” na compreensão de como as células reconhecem e respondem a diferentes formas de mRNA.

Karikó e Weissman compreenderam imediatamente que a sua descoberta tinha um significado profundo para a utilização do mRNA como tratamento. Estes resultados seminais foram publicados em 2005, 15 anos antes da pandemia de covid-19”, lê-se no comunicado.

Leia o calendário de divulgação dos demais prêmios Nobel de 2023:

  • Física – 3ª-feira (3.out);
  • Química – 4ª feira (4.out);
  • Literatura – 5ª feira (5.out);
  • Paz – 6ª feira (6.out);
  • Ciências Econômicas – 9 de outubro.

Leia mais em Poder360

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações