Pacheco diz que garantiu a Lula esforço por consenso sobre rito de MPs

Estadão Conteúdo

Publicado 28.03.2023 18:43

Atualizado 28.03.2023 22:11

Pacheco diz que garantiu a Lula esforço por consenso sobre rito de MPs

Após 2 horas e meia de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou uma nota sobre o encontro na noite desta terça-feira, 28, e garantiu que a Casa trabalhará em busca de um consenso sobre o rito da tramitação das Medidas Provisórias (MPs) - alvo de disputa entre ele e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Na conversa, segundo Pacheco, também foi abordada a questão da taxa de juros no País, e o senador disse que houve "reconhecimento mútuo" entre ele e o chefe do Executivo sobre o tema.

Em nota divulgada à imprensa na noite desta terça-feira, 28, Pacheco afirmou que garantiu ao chefe do Executivo que trabalha no "encaminhamento da busca de um consenso" sobre o rito das MPs no Congresso. Conforme mostrou a reportagem, nesta tarde, o senador concordou em estabelecer prazos para as comissões mistas analisarem as propostas enviadas pelo governo, mas disse que há dificuldades em aceitar a mudança na composição dos colegiados sugerida por Lira. O senador defendeu a paridade entre senadores e deputados nas comissões mistas como uma forma de "controle qualitativo" das MPs - proposta diferente feita pelo deputado.

Outro ponto da conversa foi o arcabouço fiscal, em que o senador garantiu que dará "celeridade devida" ao tema. Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que nesta quarta-feira, 29, haverá uma reunião conclusiva para bater o martelo sobre o novo arcabouço fiscal. De acordo com o ministro, a proposta da nova âncora fiscal será divulgada ainda nesta semana.

Em meio à esteira de críticas de Lula em relação à taxa de juros e ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, Pacheco citou que houve "reconhecimento mútuo" de que a taxa de juros está alta. "Afirmei ao presidente a importância de encontrarmos caminhos sustentáveis para a redução da taxa o mais rápido possível", afirmou, juntando-se às críticas de Lula.

Pacheco disse que outro ponto da conversa foi sobre a regulação das redes sociais e da plataforma de internet. O presidente do Senado afirmou que o tema será debatido pelo Congresso e que será preciso o apoio do governo federal.

O senador havia sido convidado a integrar a comitiva presidencial de Lula à China, que tinha viagem prevista para esta semana. A ida ao país asiático, contudo, foi cancelada após o presidente da República ter sido diagnosticado com pneumonia e influenza A. Na nota, Pacheco disse que o presidente renovou o convite para que o senador integre a comitiva, diante do esforço do governo em fechar uma nova data de viagem.

Pacheco chegou ao Palácio da Alvorada por volta das 17h10. Além de Lula e o presidente do Senado, participaram da reunião o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e os líderes do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e no Senado, Jaques Wagner (PT-BA).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Apesar de o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, ter afirmado mais cedo que Lula voltaria a trabalhar no Palácio do Planalto a partir de amanhã, o presidente permanecerá despachando do Palácio da Alvorada nesta quarta-feira.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações